RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Ciranda de palavras: contribuições da psicologia em rodas de conversa com as famílias na educação infantil

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Oliveira, Denise Zagonel de;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Stock, Bianca Sordi;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/5303379845814998;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Ciranda de palavras: contribuições da psicologia em rodas de conversa com as famílias na educação infantil;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta monografia tem como objetivo problematizar o espaço escolar como um ambiente de escuta e reflexão para pais e relatar a experiência de uma prática de encontros com as famílias. Intitulados Rodas de Conversa, os encontros ocorreram mensalmente nas dependências de uma escola de educação infantil. Também será abordada a importância do espaço escolar para a criança e sua família, considerando a relevância da contribuição da Psicologia e da Pedagogia nessa relação entre a organização da escola com a comunidade. Verificamos que aliar os estudos de Psicologia à Educação e suas práticas pode ser de grande contribuição. Conceitos como “escuta” na Psicologia dialogam complementarmente com o conceito de “pedagogia da escuta” na educação. Esse trabalho se propõe a contribuir para o dialogo entre famílias e escolas.;
metadataTrad.dc.description.abstract This monography has as objective to problematize school environment as a place of listening and reflection for parents and to report the experience of practice with family meetings. Titled Conversation Circle, the meetings happened monthly in a kindergarten school. The paper also will approach the importance of school environment to the child and the family considering the psychologic and pedagogic relevance and contribution on the relation between school and community. We verified that Psychology studies allied to Education and its practices can be of great contribution. Psychology concept of “listening” dialogs complementary with the “Pedagogy of Listening” concept from Education field. This paper also has as propose to contribute to the dialog between communities and families;
metadataTrad.dc.subject Educação infantil; Rodas de conversa; Psicologia da educação; Família na escola; kindergarten; Conversation circle; Educational psychology; Education; Family at school;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2018-01-01;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7568;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Especialização;
metadataTrad.dc.curso Educação Infantil;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics