RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Aprendizagem socioemocional na promoção da formação integral

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Paiva, Josiane de Souza;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Portal, Cléber;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/5491721289171337;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Aprendizagem socioemocional na promoção da formação integral;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente artigo tem como objetivo aprofundar o estudo sobre o desenvolvimento das habilidades socioemocionais como forma de colaborar com a aprendizagem integral, contribuindo com a (re)construção dos espaços escolares e de aprendizagens. A análise se dá a partir das reflexões sobre desenvolvimento infantil, afetividade, socialização e aprendizagem socioemocional. Os principais referenciais para a reflexão desses temas são Vygotsky, Wallon e Goleman. Além disso, buscar-se-á compreender a importância da família e da escola no processo de desenvolvimento socioemocional do indivíduo, partindo do princípio de que aprender envolve não só os aspectos cognitivos mas também emocionais e sociais. O objetivo da experiência é analisar como os estudantes lidam com as suas emoções. O estudo busca a compreensão das interrelações entre o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e o processo de ensino e de aprendizagem. Optou-se por realizar uma revisão bibliográfica sobre o tema proposto. Assim, após uma reflexão teórica acerca dos temas, foi planejada e executada uma atividade interdisciplinar entre Música e Educação Física, trabalhando ritmo e movimento. Observou-se que toda ação que promova a relação entre as crianças e que oportunize a partilha dos seus sentimentos é favorável ao seu desenvolvimento emocional.;
metadataTrad.dc.description.abstract This article aims to deepen the study on the development of socialemotional skills as a way to collaborate with integral learning, contributing to the (re)construction of school spaces and learning itself. The analysis is based on the reflections concerning child development, affectivity, socialization and socialemotional learning. The main authors for the reflection of these themes are Vygotsky, Wallon and Goleman. In addition, we will try to understand the importance of the family and the school in the process of social-emotional development of the individual. Assuming that learning involves not only cognitive but also emotional and social aspects, the purpose of the experiment is to analyze how students deal with their emotions. The study seeks to understand the interrelations between the development of social-emotional skills and the teaching and learning process. A bibliographic review was chosen to carry out on the proposed theme. Thus, after a theoretical reflection on the themes, an interdisciplinary activity was planned and executed using tools of Music and Physical Education lessons, in which rhythm and movement were worked. It was observed that any action that promotes the relations between the children and that gives them the opportunity to share their feelings is favorable to their emotional development.;
metadataTrad.dc.subject Afetividade; Socialização; Emoção; Affectivity; Socialization; Emotion;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2018-01-01;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7580;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Especialização;
metadataTrad.dc.curso Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics