RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O papel colaborativo da Coordenação Pedagógica na formação dos professores, frente a perspectiva inaciana para uma Educação Integral

Mostrar registro simples

Autor Sousa, Karllyene Martins Lopes;
Orientador Paula, Jorge Luiz de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4745619590498155;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título O papel colaborativo da Coordenação Pedagógica na formação dos professores, frente a perspectiva inaciana para uma Educação Integral;
Resumo O objetivo deste artigo é refletir quanto a importância do papel do coordenador pedagógico, frente a perspectiva inaciana no processo de formação continuada dos professores, onde os mesmos são incentivados a conhecer e aplicar a proposta pedagógica do PPI - Paradigma Pedagógico Inaciano proporcionando – os um sentimento de pertença capaz de mudar a maneira como se ensina, mas também de compreender às mais diversas maneiras que o aluno aprende, promovendo assim o protagonismo do aluno, a partir de um currículo inovador e atingindo assim a Educação Integral tão desejada. Neste sentido, a metodologia utilizada para o embasamento teórico na construção do artigo foi de cunho bibliográfico com base nos Documentos Norteadores da Pedagogia Inaciana que foram capazes de enaltecer a magnitude e valorização da proposta pedagógica. Deste modo, é preciso que haja uma educação para a cidadania provocando de fato uma mudança cultural, ou seja, uma educação preocupada em formar “um ser humano livre, responsável, autônomo, solidário, sujeito de direitos, respeitador das outras pessoas e das suas ideias, aberto ao diálogo e à livre troca de opiniões, com um espírito crítico, democrático, pluralista, criativo e interventivo face à sociedade, habilitando aos educandos a terem posicionamentos esclarecidos e críticos relativamente às questões do mundo de hoje formando assim homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos e comprometidos para o mundo.;
Palavras-chave Coordenador pedagógico; P.P.I; Educação integral;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7584;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística