RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Matemática escolar e tecnociência: um estudo com professoras da Educação Básica

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Zorzi, Fernanda;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/1905603832561034;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Knijnik, Gelsa;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8744369266395118;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Matemática escolar e tecnociência: um estudo com professoras da Educação Básica;
metadataTrad.dc.description.resumo Este estudo tem por objetivo analisar como professoras que atuavam na Educação Básica e eram estudantes de um curso de Pós-Graduação lato sensu expressavam a relação entre matemática escolar e tecnociência. Participaram da pesquisa trinta alunas do Curso de Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, no período de fevereiro de 2017 a julho de 2018. Os aportes teórico-metodológicos que deram sustentação ao estudo encontram-se nas teorizações de Masschelein, Simons, Arendt, Dussel, Días, Larrosa, Bensaude-Vincent, Sibilia, Martins e Sennet, entre outros. O material de pesquisa foi composto por narrativas produzidas pelas participantes do estudo na prova do Processo Seletivo do referido Curso, nos diários de bordo propostos para registro de suas vivências durante o Curso e por uma atividade realizada em um dos componentes curriculares. Foram consideradas somente as produções realizadas no primeiro semestre do Curso. O exercício analítico sobre o material de pesquisa possibilitou mostrar que, para as participantes do estudo, na Educação Básica, matemática escolar e tecnociência apresentam-se interligadas, uma vez que, para acessar os avanços tecnocientíficos que marcam a contemporaneidade, é necessário aprender a matemática formal e essa aprendizagem se qualifica na medida em que é realizada com o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, isto é, com o uso de artefatos tecnocientíficos. Esse posicionamento indica o assujeitamento das participantes do estudo ao dispositivo da tecnocientificidade.;
metadataTrad.dc.description.abstract This study aims to anals how the teachers, who worked in the Basic Education and were lato sensu Postgraduate students, expressed the relation between the school mathematics and technoscience. Thirty students of the Specialization Course in Mathematics for the Basic Education participated in the research, which took place at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia of Rio Grande do Sul – Bento Gonçalves campus, from February 2017 to July 2018. The theoretical-methodological contribution which supported this study is found in the propositions of Masschelein, Simons, Arendt, Dussel, Días, Larrosa; Bensaude-Vincent, Sibilia, Martins, Sennet, among others. The research data was composed by narratives made by the participants of the study in the Selection Process Test of the referred Course, the journal proposed for its experience during the Course and by an activity done in one of the curricular subjects. Only the works done in the first semester were taken into consideration. The analytical exercise showed that, for the participants of the study, in Basic Education, school mathematics and technoscience are linked, since accessing technoscientifical advances that marks contemporaneity requires the learning of formal mathematics knowledge and this learning is qualified with the use of information and communication digital technologies, in other words, with the use of technoscientifical artifacts. This statement indicates that the participants of the study are subjected to the dispositive of technoscientificity.;
metadataTrad.dc.subject Matemática escolar; Tecnociência; Educação básica; Matemática escolar; Tecnociencia; Educación básica;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2018-12-21;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7695;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics