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“O homem que fez 2000 escolas” : representações sobre Felipe Tiago Gomes e seu percurso frente à Campanha Nacional de Escola da Comunidade – CNEC (1940-2000)

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Autor Duarte, Ariane dos Reis;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7763182043285932;
Orientador Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0388501284300091;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título “O homem que fez 2000 escolas” : representações sobre Felipe Tiago Gomes e seu percurso frente à Campanha Nacional de Escola da Comunidade – CNEC (1940-2000);
Resumo Esta tese insere-se no campo da História Cultural, mais especificamente nas premissas do chamado gênero biográfico (DOSSE, 2015). Tem como objeto a vida de Felipe Tiago Gomes, fundador da mantenedora de escolas Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC, movimento iniciado durante sua juventude, enquanto estudante do curso de Direito em Pernambuco, na década de 1940. O estudo tem como enfoque o percurso de vida de Felipe Tiago frente à referida instituição. Desenvolvido a partir da metodologia da História Oral (PORTELLI, 2016) e da Análise Documental Histórica (SAMARA; TUPY, 2007), a pesquisa mobiliza os conceitos de memória (HALBWACHS, 1990), apropriação (CHARTIER 2011) e representação (CHARTIER, 1990) para tratar de aspectos da vida do personagem no recorte temporal estabelecido, que se refere ao início da mantenedora, aos anos de atuação de Felipe Tiago como superintendente da instituição e aos usos de sua trajetória durante e após sua existência. O objetivo geral é analisar as representações sobre o seu percurso de vida e a sua atuação frente à CNEC, bem como compreender as apropriações produzidas sobre o fundador e sua trajetória. Os objetivos específicos são: identificar e analisar quais passagens da vida de Felipe Tiago Gomes foram selecionadas e utilizadas para sustentar sua atuação frente à CNEC; verificar as redes nas quais o personagem estabeleceu articulações e entender a influência desses espaços na construção de sua pessoa como figura central na difusão da Campanha, bem como analisar as representações e memórias produzidas sobre ele a partir desses grupos; problematizar as memórias e representações que produzem o personagem como professor e apresentar as concepções de Felipe Tiago sobre educação, escolarização e ensino. Desse modo, no decorrer dos capítulos, são discutidas as representações produzidas sobre o personagem – as quais criam um mito usado para edificar ações da mantenedora nas e pelas redes em que o fundador circulou. Além disso, discute-se a atuação de Felipe Tiago no cenário educacional, tendo como enfoque as representações que o caracterizam como um professor – cargo que não exerceu – e como referência para a educação no País. Ao longo dos capítulos, o estudo ainda recorre a conceitos secundários que possibilitam adensar a discussão, a partir das dimensões estabelecidas. Por fim, conclui-se que, ao longo de sua vida, Felipe Tiago Gomes fez uso de suas escolhas pessoais para fundamentar e divulgar os lemas da Campanha. A “comunidade de memória” formada por pessoas próximas a ele se esforça em manter a memória de seu mentor e sua mitificação, de modo que as representações construídas sobre Felipe Tiago e suas ações na CNEC o produzem como um visionário, alguém que estava à frente de seu tempo. No entanto, o fundador não é um personagem conhecido fora do contexto que remete à CNEC, o que mobiliza essa comunidade de memória a desenvolver ações que visem a afastar o personagem do esquecimento. Também se observa que, ao pensar a realidade a partir de um indivíduo, evidenciam-se os jogos de interesse entre os diferentes grupos que compõem a sociedade e determinados desdobramentos resultantes dessas relações. Nesse sentido, o estudo evidencia o papel do indivíduo na elaboração e na composição da realidade e aponta para os movimentos que caracterizam o uso da coisa pública para fins privados. Em síntese, pode-se dizer que pensar a vida de Felipe Tiago Gomes e sua relação com a história da educação no Brasil permitiu visualizar os bastidores do processo de criação de políticas públicas, bem como o papel dos indivíduos e de suas especificidades nesse contexto.;
Abstract This thesis is inserted in the Cultural History field, considering more specifically the biographical genre premises (DOSSE, 2015). It investigates the life of Felipe Tiago Gomes, founder of the school sponsor called National Campaign of Community Schools - CNEC, a movement that initiated during his youth, when he was a Law student in Pernambuco, in 1940. The study focuses on aspects of Felipe Tiago Gomes' activities related to this institution. Developed from the Oral History methodology (PORTELLI, 2016) and the Historical Documentary Analysis (SAMARA; TUPY, 2007), the research articulates concepts of memory (HALBWACHS, 1990), appropriation (CHARTIER 2011) and representation (CHARTIER, 1990), in order to deal with aspects of this character's life within the chosen historical period, which covers some CNEC's activities, the years in which Felipe Tiago Gomes worked as a superintendent of this institution, and the community appropriations of his life story during and after his existence. The general objective is to analyze representations of his life and his CNEC-related work, as well as to understand the appropriations regarding him and his trajectory that have been produced in this context. The specific objectives are: to identify and to analyze which aspects of Felipe Tiago Gomes' life were selected and used to describe his work at CNEC; to verify the nets in which this character established political articulations and to understand the influence of these contexts in the construction of his image as a central figure for the dissemination of the Campaign, as well as to analyze the representations and memories about him by these groups; to discuss the memories and representations that describe this character as a teacher and to describe Felipe Tiago's ideas on education, schooling and teaching. Considering these purposes, this thesis' chapters discuss the representations produced about this character – which create a myth that is used to consolidate actions taken by CNEC, in and through the nets articulated by its founder. Moreover, it approaches Felipe Tiago's activities in the educational context, focusing on representations that characterize him as a teacher – a profession he has never practiced – and as a reference for Brazilian education. The study also makes use of secondary concepts that contribute to further deepen the discussion, considering the dimensions established in this investigation. Finally, this thesis concludes that, throughout his life, Felipe Tiago Gomes made use of his personal choices to underpin and to disseminate the mottos of the National Campaign. The “community of memory” formed by people next to him strives to keep the memory of its mentor and his image as a myth, thus the representations constructed about Felipe Tiago and his actions at CNEC transform him into a visionary, someone who was ahead of his time. Nevertheless, he is not a person known outside the context related to CNEC, which encourages this community of memory to develop actions with the purpose of keeping his memory alive. In addition, when reality is seen from a micro-scale perspective, it is possible to demonstrate the existence of political interests between different social groups, as well as some outcomes resulting from these relations. Therefore, the study shows the role of an individual in the elaboration and construction of reality, pointing to movements that characterize the use of public affairs for private purposes. In short, it is possible to say that analyzing the life of Felipe Tiago Gomes and its relationship with Brazilian history of education enabled the investigation to perceive the backstage of the public policy creation process, as well as the role of individuals and their specificities in this context.;
Palavras-chave Gênero biográfico; Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC; Memória; Representação; Mito; Biographical genre; National campaign of Community Schools - CNEC; Memory; Representation; Myth;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2019-02-27;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; PROEX - Programa de Excelência Acadêmica;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7972;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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