RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Relação ensino-pesquisa no exercício da docência: Um caminho de (re)invenção permanente das práticas pedagógicas

Mostrar registro simples

Autor Peixeiro, Daniela Conti de Oliveira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6695487942611169;
Orientador Klaus, Viviane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8988903289836641;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Relação ensino-pesquisa no exercício da docência: Um caminho de (re)invenção permanente das práticas pedagógicas;
Resumo Esta dissertação apresenta um estudo sobre a formação de professores e a relação ensino-pesquisa-docência, em uma escola da rede particular do estado de São Paulo. O problema central investigado foi: “como a relação ensino-pesquisa está ou pode estar presente na escola e como criar condições de possibilidade para ampliá-la?”. Para tal, o trabalho foi dividido em cinco capítulos que abordam: a relação entre a trajetória profissional da autora e suas inquietações; o levantamento de pesquisas realizadas sobre o assunto, as quais se aproximam ou se afastam do objeto de pesquisa investigado; os caminhos metodológicos, tendo no grupo focal um espaço de coleta de dados empíricos e um espaço de formação continuada das docentes participantes da pesquisa; a profissionalidade docente, a partir das discussões sobre o histórico da (des)profissionalização docente, a feminização do magistério e os saberes da docência; as análises realizadas a partir do material produzido no grupo focal; e a apresentação do produto final do Mestrado Profissional. O material empírico da dissertação foi estudado a partir de quatro categorias de análise. São elas: formação de professores, feminização do magistério, práticas docentes e o professor-pesquisador. O produto final consiste na construção de um ateliê de (re)construção de práticas docentes. Todas as inquietações, pesquisas e problematizações da autora dialogaram com teóricos que se preocupam com a formação de professores, como Antonio Nóvoa (1992, 2001 2002, 2009, 2017), Sandra Mara Corazza (1997 e 2011), Bernadete Gatti (2005), Selma Garrido Pimenta (1996), Menga Lüdke (2001) e Maurice Tardif (2014); bem como com outros autores que se dedicam a estudar o histórico da profissionalização docente, a feminização do magistério e os discursos existentes na sala de aula, entre eles: Jane Soares de Almeida (1998), Marília Pinto de Carvalho (1999), Marisa Vorraber Costa (2006), Guacira Lopes Louro (1997) e Alfredo Veiga-Neto (2017). Por fim, com os encontros de grupo focal, espera-se contribuir para que as professoras que fizeram parte deste estudo percebam a escola como um lugar de formação e que vejam a pesquisa como forma de construir o conhecimento, de rever e reconstruir práticas, de interrogar sua profissionalidade, de relacionar teoria e prática e de analisar criticamente a realidade, além de discutir como as práticas de cuidado são vistas, como cuidado e feminilidade estão articulados e como a maternagem está incorporada ao fazer pedagógico. Objetiva-se também possibilitar que a relação ensino-pesquisa possa reinventar novas significações, novas movimentações e encontros dos sujeitos e do coletivo de sujeitos, balizando rotas que repensam e (re)constroem saberes, fazeres e sentires. Este trabalho também amplia significativamente meu conhecimento teórico, instigando-me a pensar em novas perguntas e questionamentos quanto à prática e aos saberes docentes, incitando-me a pesquisar mais sobre alguns aspectos que me causaram espanto e curiosidade, bem como a articular e estreitar ainda mais meu fazer pedagógico e minhas atividades diárias aos interesses da pesquisa.;
Abstract This dissertation presents a study about teachers’ education and the education-researching-teaching relationship in a private community school in São Paulo state. The main issue investigated was: “how the teaching-research relationship is / can be present in the school and how to create conditions of possibility to expand it?”. For such purpose, the dissertation was divided into five chapters that address: the relationship between the author’s professional trajectory and her restlessness; previous works addressing the same subject, which may be similar or different from the investigated research object; methodological procedures, considering the focus group as a space for empirical data collection and for continuous education of the teachers who participated in this research; teacher professionalism, considering discussions about the history of teacher’s (un)professionalization, teaching feminization and teaching-related knowledge; the analyzes carried from the material produced in the focal group; and the presentation of the Professional Master's Degree final product. The empirical material of this dissertation was studied from four categories of analysis. They are: teacher training, teaching feminization, teaching practices and teacher-researcher. The final product consists in the construction of a workshop for (re)construction of teaching practices. All the author’s restlessness, researches and problematizations have dialogued with theorists who research about teacher education, such as Antonio Nóvoa (1992, 2001 2002, 2009, 2017), Sandra Mara Corazza (1997 e 2011), Bernadete Gatti (2005), Selma Garrido Pimenta (1996), Menga Lüdke (2001) and Maurice Tardif (2014); as well as authors who are dedicated to studying history of teaching professionalization, teaching feminization and discourses emerging from classroom, among them: Jane Soares de Almeida (1998), Marília Pinto de Carvalho (1999), Marisa Vorraber Costa (2006), Guacira Lopes Louro (1997) and Alfredo Veiga-Neto (2017). Finally, it is intended, after the focus group meetings, that the teachers who were part of this study perceive the school as a place of teacher education and view the research as a way to build knowledge, to review and to reconstruct practices, to question their professionalism, to relate theory and practice, and to critically analyze reality, as well as to discuss how the care practices are seen, how care and femininity are articulated and how mothering is incorporated into the pedagogical doing. It is also intended to make possible that the teaching-researching relationship reinvent new meanings, new movements and encounters of the subjects and the group of subjects, redefining routes that reframe and (re)construct knowledge, practices and feelings. This work also significantly expands my theoretical knowledge, instigating me to think about new questions and questions about teaching practice and knowledge, encouraging me to research more about some aspects that made me astonished and curious, as well as to articulate and narrow my pedagogical practices and my daily activities to research interests.;
Palavras-chave Pesquisa; Formação de professores; Saberes; Práticas; Identidade; Profissionalidade docente; Research; Teacher education; Knowledge; Practices; Identity; Teacher professionalism;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-10-22;
Agência de fomento ANEAS - Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8182;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística