RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Titulação acido-base: uma perspectiva CTSA para o ensino de Química

Mostrar registro simples

Autor Pimenta, Samuel Fernandes; Ribeiro, Aline Raiza Aparecida; Pereira, Kethyn Ianel Valentin; Pereira, Douglas Eduardo; Angnes, Sandra Inês Adams; Durli, Edneia;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3526996867644218; http://lattes.cnpq.br/5699992084366215; http://lattes.cnpq.br/3029299948965502; http://lattes.cnpq.br/1004882761411140; http://lattes.cnpq.br/3971124924550424;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Titulação acido-base: uma perspectiva CTSA para o ensino de Química;
Resumo O ensino de química deve atender as demandas da sociedade atual, voltado para a alfabetização científica e contextualizado com abordagens de ensino diferenciadas. Nesta perspectiva, Chassot (2016), fala da importância de associar a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) aos conteúdos de química e assim contribuir para despertar o senso crítico e reflexivo do aluno, fazendo-o entender que a evolução da ciência e da tecnologia fazem parte da sociedade e o ambiente. Os PCNs vem de encontro com a abordagem CTSA no ensino, referendam a visão da necessidade de se trabalhar os conhecimentos químicos de forma contextualizada, ou seja, relacionando-os com a realidade sociocultural do aluno e com situações-problema que abram espaços em sala de aula para discussões sobre as aplicações e implicações dos desenvolvimentos advindos da ciência na evolução tecnológica e social (AMARAL, et al. 2009)”. Nesse sentido, os alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Química do Instituto Federal do Paraná (IFPR), aplicaram uma sequência didática (SD) com enfoque CTSA, para o estudo de Titulação Ácido- Base, por meio da temática leite com uma turma de segundo ano do ensino médio no colégio estadual Padre Ponciano José de Araújo, totalizando doze horas aula.;
Palavras-chave Aprendizagem; Abordagem CTSA; Ensino de química;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8343;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística