RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Importância dos portfólios para registro de atividades do PIBID Biologia em feiras de ciências em escolas públicas do Rio Grande

Mostrar registro simples

Autor Silveira, Mariana Salomão; Flores, Tanise; Alves, Luiz; Hefler, Sonia Marisa;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6299701841801248; http://lattes.cnpq.br/2232169421985462;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Importância dos portfólios para registro de atividades do PIBID Biologia em feiras de ciências em escolas públicas do Rio Grande;
Resumo Os registros nos portfólios das experiências vividas e compartilhadas pelos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) Biologia FURG (Universidade Federal do Rio Grande) tem um importante papel na formação do professor. Nesses registros os pibidianos são incentivados e orientados a escrever todas as experiências vivenciadas no cotidiano das escolas. Diversas atividades são desenvolvidas pelos pibidianos em escolas públicas do Rio Grande e registradas em portólios, entre estas, a Feira de Ciências. A escolha desta temática para esta escrita se deve ao fato da Feira de Ciências estar bastante presente nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio do município e em especial, nas escolas em que o PIBID Biologia vem atuando desde 2009. As atividades das feiras de ciências possibilitam aos alunos das escolas desenvolverem ações democráticas de participação coletiva, instigar a criatividade, o saber cientifico e a trocar experiências. Para registrar as ações desta atividade, fotos, desenhos, escritas (relatos, depoimentos de atividades e comentários) são postados nos portfólios.;
Palavras-chave Ensino de ciências; Ensino de biologia; Formação inicial docente;
Tipo Trabalho apresentado em evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8347;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística