RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O uso de videoclipe como potencializador educacional: alteridade no processo de ensino e aprendizagem

Mostrar registro simples

Autor Moraes, Vanda Maglione de; Zamperetti, Maristani Polidori;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8999573510346919; http://lattes.cnpq.br/8058990518394490;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título O uso de videoclipe como potencializador educacional: alteridade no processo de ensino e aprendizagem;
Resumo O presente trabalho é o resultado da proposta de uso de videoclipe para reflexão Temas Transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1997), apresentado por mim, em forma de proposição teórica, no VI ENALIC – V Seminário Nacional do PIBID, realizado em 2016, Curitiba, intitulado “Vídeo Clipe no Cine Pibid: Elementos Visuais e Sonoros no Debate de Assuntos Polêmicos nas Escolas”. A proposição busca dar visibilidade aos temas transversais e seu estudo em sala de aula, apontando para a potencialidade educacional do videoclipe, a fim de abrir debates contemporâneos e dinâmicos. A oportunidade de colocar em prática a atividade com o videoclipe surgiu após uma experiência com grafitti, no Sarau Cultural, realizado em outubro de 2016 em uma escola estadual, onde atuo como bolsista do PIBID – Artes Visuais. Assim, com o apoio do projeto de extensão “CINE PIBID: Transversalizando Saberes nas Artes Visuais”, desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Artes Visuais – Licenciatura, introduzo o videoclipe “Your Armies” (OHANA, 2016), como potencializador de discussão de temas polêmicos pertinentes ao ambiente das salas de aula, como neste caso, as questões relativas à Orientação Sexual.;
Palavras-chave Educação; Videoclipe; Alteridade; Ensino/Aprendizagem; PIBID;
Tipo Trabalho apresentado em evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8349;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística