RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Projeto números da minha vida: ressignificando a alfabetização e letramento matemático

Mostrar registro simples

Autor Linck, Daniela Costa; Brito, Laudete de; Fronza, Cátia;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7213860502431587; http://lattes.cnpq.br/6935443681168932; http://lattes.cnpq.br/8861465576589134;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Projeto números da minha vida: ressignificando a alfabetização e letramento matemático;
Resumo Quando nos referimos aos números da minha vida e ressignificação da alfabetização matemática, é impossível não pensar no processo de construção da identidade do sujeito, considerando a importância do letramento matemático no desenvolvimento da aprendizagem e de conhecimento para o crescimento intelectual. De acordo com Fonseca (2009Apud Galvão e Silva, 2013), um bom resultado no processo de ensino, aprendizagem dos conhecimentos matemáticos é importante considerar como práticas sociais. Essas práticas sociais estão atreladas ao conceito de letramento, que, para o mesmo autor, "[distingue] o discurso sobre a compreensão da alfabetização como uma tecnologia de aquisição do código de registro escrito da língua, de entender o letramento como aquisição deste código, de caracterizar a leitura e a escrita como práticas sociais[...]"(FONSECAp.47 Apud Galvão e Silva, 2013). Mas o que é letramento então para esse autor? A partir desta reflexão é importante recorrer ao pensamento de Hall (2009), quando diz que a identidade está atrelada diretamente com a diferença, pois é a partir da diferença que o sujeito constrói sua própria identidade, a qual se modifica constantemente através das relações externas e ambientes cotidianos. Podemos destacar também o conceito Etnomatemático apresentado por Knijnik (2003), o qual tem a relação direta com o saber matemático adquirido nas relações sociais e cotidianas.;
Palavras-chave Alfabetização e letramento matemático; Contextualização; Identidade;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8352;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística