Autor |
Linck, Daniela Costa; Brito, Laudete de; Fronza, Cátia; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7213860502431587; http://lattes.cnpq.br/6935443681168932; http://lattes.cnpq.br/8861465576589134; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Projeto números da minha vida: ressignificando a alfabetização e letramento matemático; |
Resumo |
Quando nos referimos aos números da minha vida e ressignificação da alfabetização matemática, é impossível não pensar no processo de construção da identidade do sujeito, considerando a importância do letramento matemático no desenvolvimento da aprendizagem e de conhecimento para o crescimento intelectual. De acordo com Fonseca (2009Apud Galvão e Silva, 2013), um bom resultado no processo de ensino, aprendizagem dos conhecimentos matemáticos é importante considerar como práticas sociais. Essas práticas sociais estão atreladas ao conceito de letramento, que, para o mesmo autor, "[distingue] o discurso sobre a compreensão da alfabetização como uma tecnologia de aquisição do código de registro escrito da língua, de entender o letramento como aquisição deste código, de caracterizar a leitura e a escrita como práticas sociais[...]"(FONSECAp.47 Apud Galvão e Silva, 2013). Mas o que é letramento então para esse autor? A partir desta reflexão é importante recorrer ao pensamento de Hall (2009), quando diz que a identidade está atrelada diretamente com a diferença, pois é a partir da diferença que o sujeito constrói sua própria identidade, a qual se modifica constantemente através das relações externas e ambientes cotidianos. Podemos destacar também o conceito Etnomatemático apresentado por Knijnik (2003), o qual tem a relação direta com o saber matemático adquirido nas relações sociais e cotidianas.; |
Palavras-chave |
Alfabetização e letramento matemático; Contextualização; Identidade; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8352; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |