Autor |
Souza, Elaine Vandresen de; Fernandes, Felipe Citadin; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4839131955845933; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Contribuições do subprojeto de química para o aperfeiçoamento da prática docente dos alunos de iniciação à docência do PIBID-UNISUL; |
Resumo |
O ensino da Química, bem como das demais ciências, requer uma ação pedagógica voltada para o desenvolvimento integral do aluno, procurando contribuir na formação de cidadãos que apresentem condições de compreender o meio em que vivem, as diferentes interações que nele ocorrem, afim de transformá-las ou preservá-las sempre que se fizer necessário. Interações essas que podem ser do próprio meio ambiente ou as que são provocadas pelo homem.
A formação dos professores de Química, especialmente para atuação no Ensino Médio, precisa ser aprimorada para que suas aulas possam contribuir para o desenvolvimento intelectual e social do jovem aluno, auxiliando-o nos processos de construção de conhecimento, observação e raciocínio, além de reforçar habilidades e conceitos já aprendidos. Para isso, reduzir o nível de abstração dos conteúdos estudados e instigar o interesse dos alunos pela Química é um dos grandes desafios, fazendo-se assim, necessário o incentivo à pesquisa e à investigação.; |
Palavras-chave |
Formação docente; Experimentação; Relação teoria e prática; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8353; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |