RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Física na sala de aula uma abordagem inovadora sobre ondas sonoras

Mostrar registro simples

Autor Pagel, Carlos Henrique; Silveira, Bruno Ferraz; Cardoso, Daniel Souza;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2218090698627888; http://lattes.cnpq.br/0013300243182575; http://lattes.cnpq.br/1220158390683439;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Física na sala de aula uma abordagem inovadora sobre ondas sonoras;
Resumo “A aula que apenas repassa conhecimento, ou a escola que somente se define como socializadora do conhecimento, não sai do ponto de partida, e, na prática, atrapalha o aluno, porque o deixa como objeto de ensino e instrução. Vira treinamento” (PENIN; VASCONCELLOS, 2011). Com este pensamento que os alunos bolsistas do subprojeto Física do PIBID -IFSul planejaram esta apresentação, tendo como objetivo a interação tanto do corpo docente como dos alunos que presenciaram a apresentação no sábado em foco realizado no dia primeiro de julho de 2017. O sábado em foco é um evento com periodicidade anual idealizado e realizado pela escola parceira, Colégio Municipal Pelotense, que busca promover o conhecimento de seus alunos e complementar a avaliação trimestral, através da socialização de práticas pedagógicas e ensaios didáticos. O tema abordado em nossa apresentação foi de ondas, mais especificamente, sobre ondas mecânicas. Este tema é abordado no ensino médio, ondas mecânicas são ondas que se propagam tridimensionalmente por meios materiais, como exemplo destas temos: ondas sonoras e ondas do mar. A frequência das ondas é medida por Hertz, nome esse dado em homenagem ao físico Heinrich Rudolf Hertz (1857 – 1894).;
Palavras-chave Ondas sonoras; Aula prática; Experimento didático-pedagógico;
Tipo Trabalho apresentado em evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8367;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística