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Os reflexos das ações de marketing no comportamento de consumo de classes populares no Brasil

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Autor Warth, Bibiana do Lago;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8037563757294769;
Orientador Fonseca, Marcelo Jacques;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9456408287543544;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Os reflexos das ações de marketing no comportamento de consumo de classes populares no Brasil;
Resumo A importância do estudo do comportamento do consumidor da base da pirâmide social vem crescendo nas últimas décadas com o aumento da população com recursos excedentes no mundo. Para que se possa atuar e obter sucesso no mercado mundial, torna-se relevante compreender mais sobre as lógicas e significados atribuídos ao consumo por essas pessoas, bem como a influência do marketing nessa percepção. Com o intuito de ampliar o conhecimento nessa esfera, o presente estudo buscou identificar os comportamentos de consumo de classes populares que refletem a influência de ações de marketing. Os resultados foram analisados sob o recorte dos diferentes níveis de capital cultural de Bourdieu e comparados a uma pesquisa realizada sobre o assunto na Índia. As evidências demonstraram os significados atribuídos a marcas, a influência do endosso de celebridades, a suscetibilidade a promoções, os problemas e riscos na priorização de gastos e a evidência da dominação na apropriação dos significados do consumo.;
Abstract The importance of studying the consumer behaviour at the bottom of the pyramid has increased in the past decades because of the growth of the population with surplus resources in the world. In order to be able to do business and achieve success, it is relevant to know more about the logics and meanings of consumption for these people, and the influence of marketing in their perception. With the objective of enlarge the knowledge about this subject, the following study sought to identify the consumer practices of the bottom of the pyramid that reflect the influence of the marketing actions. The results were analyzed through the view of the different levels of Bourdieu’s cultural capital and compared to another research made in India about this subject. The evidences showed the meanings associated with brands, the influence of celebrity endorsement, the susceptibility to sales, the problems and risks in the prioritization of expenses and the existence of domination in the way they appropriate the meanings of consumption.;
Palavras-chave Comportamento do consumidor; Base da pirâmide; Marketing; Consumer behaviour; Bottom of pyramid; Marketing;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-08-23;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8649;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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