RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A percepção dos estudantes concluintes do ensino médio sobre o modo jesuíta de gestão em organizações escolares

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Mairink, Agripa da Silva;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/4096847052822861;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Werle, Flávia Obino Corrêa;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8006653453139072;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A percepção dos estudantes concluintes do ensino médio sobre o modo jesuíta de gestão em organizações escolares;
metadataTrad.dc.description.resumo Pesquisa a respeito do Modo Jesuíta de Gestão em Organizações Escolares, segundo a percepção dos estudantes concluintes do Ensino Médio, em três unidades da Rede Jesuíta de Educação no Brasil, a partir de estudo da literatura e interpretação dos dados levantados em pesquisa de campo. O ponto de partida é a discussão com autores sobre os conceitos de gestão, organização e organizações escolares. Seguida pela articulação ao que está oficialmente declarado pela Companhia de Jesus e que constituem seus pilares e características de gestão no campo apostólico da educação. Posteriormente contrastada com a percepção dos estudantes a respeito desses marcos que constituem esse modo peculiar de gestão. Finalizada com a proposição de caminhos para possíveis ferramentas de avaliação, correção de rota, aperfeiçoamento e prospecção institucional, que considerem o feedback dos estudantes como importante estratégia de formação e aprendizagem para o estudante e a organização, quando recebe um tratamento sistematizado e orgânico; desenvolvimento organizacional e permanente reposicionamento das unidades quanto ao serviço à missão educativa jesuíta em seus contextos e suas demandas. O estudo aqui detalhado demonstra a existência de um modo de gestão escolar jesuíta e identifica a relevância do potencial crítico e propositivo dos estudantes em vias de conclusão da sua escolarização básica em unidades escolares da Companhia de Jesus.;
metadataTrad.dc.description.abstract Research with the regad to the Jesuit Way of School Organization Managing, according to the perceptive of Senior Year Students, from three headquarters of the Brazillian Jesuit Education Web, onsetting on the study of Literature and interpretation of the data acquired on a Field Research. The starting point is the discussion with authors regarding the concepts of managment, organization and school arrengment. Followed by the articulation of what is officially declared by the Society of Jesus of compose the pillars and caracteristics of the Apostolic Education Field managing. Posteriorly juxtaposed with the students peception with regard to that marks that build that specific kind of managment. Finished with the proposition of ways to possible evaluation, route correction, improvement and institutional prospecting, that consider the student’s feedback as an important strategy to improving and evolving the student and the company, when receiving a sistematic and organic treatment; organizational development and permanent repositioning of the units regarding the service to the Jesuit Educational Mission in their contexts and their demands. The study detailed here demonstrates the existence of a Jesuit school management mode and identifies the relevance of the critical and propositional potential of the students in the process of completing their basic schooling in the schools that are part of the Society of Jesus.;
metadataTrad.dc.subject Modo Jesuíta de Gestão; Organizações escolares; Eixos e Características da Gestão na Companhia de Jesus; Percepção de estudantes; Protagonismo estudantil; Jesuit Mode of Management; School organizations; Axes and Characteristics of Management in the Company of Jesus; Perception of students; Student protagonism;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2018-10-30;
metadataTrad.dc.description.sponsorship RJE - Rede Jesuíta de Educação;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8693;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics