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O desenvolvimento de lideranças nos colégios das Missionárias Servas do Espírito Santo da Província Brasil Sul

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Autor Santos, Zélia Cordeiro dos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5578854323454771;
Orientador Cabral, Patrícia Martins Fagundes;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7731529054849431;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título O desenvolvimento de lideranças nos colégios das Missionárias Servas do Espírito Santo da Província Brasil Sul;
Resumo Essa pesquisa tem como objetivo compreender o processo de construção de identidade e de desenvolvimento das lideranças nos Colégios das Missionárias Servas do Espirito Santo (MSSpS) da Província Brasil Sul. O estudo foi realizado por meio de pesquisa qualitativa, através de 15 entrevistas semiestruturadas, com funcionários que ocupam posição de liderança nos colégios das MSSpS, ou seja, pedagogas e líderes de setores como comunicação, secretaria e informática. Os dados foram tratados através da Análise de Conteúdo, com a utilização do software NVivo 10. O referencial teórico versa sobre conceitos do desenvolvimento de identidades (DERUE; ASFHORD, 2010), a liderança como propriedade coletiva (FAGUNDES; SEMINOTTI, 2009; KOMIVES et al., 2005) e liderança como produto e produtora de relações (CABRAL, 2018). Como resultado, identificou-se cinco categorias: (1) a percepção dos atributos necessários ao líder, (2) a cultura organizacional, (3) as percepções sobre a própria trajetória, (4) os desafios e (5) as concepções de liderança que constituem a instituição. Cada uma dessas dimensões tem distintas implicações para a construção da identidade e para o desenvolvimento da liderança. Em geral, o líder deve ser uma pessoa humilde, responsável e que dá o exemplo. Ele deve motivar as pessoas, ter proatividade e zelar pelos valores da instituição, além de priorizar o trabalho em equipe. Os cursos de formação e a atenção à qualidade de vida do trabalhador são essenciais para o desenvolvimento do líder. Também, para ser um líder, é necessário que se faça cumprir os valores da instituição, neste caso, valores que incluem o respeito ao próximo, o carisma e a valorização do ser humano, sobretudo. Além dos valores, são incentivadas práticas que promulguem a espiritualidade. As relações de hierarquia se apresentam como relações de proximidade, de confiança e de familiaridade. Assim, essas reações possibilitam o desenvolvimento da liderança na medida em que permitem a participação e instituem um espaço de diálogo e integração de responsabilidades, constituindo um ambiente propício para o crescimento dos funcionários. Destacam-se experiências vividas no decorrer da vida dos líderes, que contribuem para como hoje lidam com a posição que ocupam. Os desafios que enfrentam no dia a dia de trabalho, que também contribuem para o desenvolvimento da liderança, são principalmente os relacionados com a gestão das pessoas, ou seja, como lidar com diferentes opiniões, necessidades, aptidões, competências e habilidades. Esta pesquisa identificou que o processo de desenvolvimento das lideranças nos colégios mantidos pelas MSSpS no Brasil Sul se dá através de engajamento, reconhecimento relacional, consolidação da identidade (autoconhecimento no processo de integração com o grupo), aprovação coletiva e autoavaliação. O grupo de entrevistados apontou, como necessidade de melhorias, a capacitação de pessoas e o modelo de gestão.;
Abstract This research aims to understand the process of identity construction and leadership development in the Colleges of Holy Spirit Missionary Sisters (MSSpS) of the Brazilian South Province. The study was conducted through qualitative research, through 15 semi-structured interviews with employees who occupy a leadership position in MSSpS colleges, that is, teachers and leaders of sectors such as communication, secretarial and information technology. The data were analyzed through Content Analysis, using the NVivo 10 software. The theoretical reference developed is about the concept of identity construction (DERUE; ASFORD, 2010), leadership as collective property (FAGUNDES; SEMINOTTI, 2009; KOMIVES et al., 2005) and leadership as a product and producer (CABRAL, 2018). As results, five categories were identified: (1) the perception of the attributes needed by the leader, (2) the organizational culture, (3) perceptions about one's own trajectory, (4) challenges, and (5) leadership conceptions. How each of these dimensions is presented has different implications for identity building and leadership development. In general, the leader should be humble, responsible and exemplary person. In addition to prioritizing teamwork, s/he should motivate people, be proactive, and look after the values of the institution. Training courses and attention to workers' quality of life are essential for the development of the leader. Also, to be a leader, it is necessary to enforce the values of the institution, in this case, values that include respect for others, charisma, and appreciation of the human being, above all. In addition to values, practices that promote spirituality are encouraged. Hierarchical relationships present themselves as relations of closeness, trust and familiarity. Thus, these reactions enable the development of leadership insofar as they allow participation, establish a space for dialogue and integration of responsibilities, providing a conducive environment for growth of employees. Such experiences contribute to how they deal with the position they occupy today. The challenges they face in day-to-day work also contribute to the development of leadership, are mainly those related to people management, i.e. how to deal with different opinions, different needs, different skills and abilities. According to the group of interviewees leadership is achieved through engagement, relational recognition, informal leadership, external motivation, identity consolidation (self knowledge in the process of integration with the group), and self-evaluation. They suggested training of personnel and management model as the two aspects to be improved.;
Palavras-chave Liderança; Líder; Desenvolvimento; Identidade; Instituições Escolares; Leadership; Leader Development; Identity; School Institutions; Management; People;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-04-29;
Agência de fomento MSSPS- Missionárias Servas do Espírito Santo;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8764;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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