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Construção de material educativo para a avaliação da dor em recem-nascidos

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metadataTrad.dc.contributor.author Pedo, Cristiane;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/4959868732992469;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Zocche, Denise Antunes De Azambuja;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/0777467805281716;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Saúde;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Construção de material educativo para a avaliação da dor em recem-nascidos;
metadataTrad.dc.description.resumo Trata-se de uma revisão narrativa, com o objetivo de analisar a produção cientifica sobre o uso de escalas para avaliação da dor em recém-nascidos hospitalizados e produzir um material educativo para avaliação da dor em recém nascidos. A busca de literatura se deu na base de dados BVS, PubMed e Scielo, no período de cinco anos, contando com trinta e seis artigos selecionados para a discussão. As evidencias demonstram que os profissionais envolvidos no cuidado diário do recém-nascido, reconhecem que os mesmos sentem dor, independentemente de sua idade gestacional e que são submetidos a vários procedimentos dolorosos durante todo o período de internação. Mesmo reconhecendo a dor no recém-nascido poucos profissionais utilizam escalas para mensuração da dor. Atualmente não a uma escala padrão ouro, pois as inúmeras escalas que estão disponíveis, devem também ter como objetivo, atender a cada serviço de saúde, seu público e suas características principais. A revisão encontrou a utilização de escalas para avaliação da dor voltadas para a comprovação de técnicas não farmacológicas e farmacológicas e mensuração da dor por um procedimento doloroso. Não foi evidenciando o uso de escalas pelos profissionais de saúde em seu dia a dia e sim escalas utilizadas por pesquisadores para comprovar algum método. Torna-se necessário uma avaliação global do recém-nascido, de forma humanizada, qualificada e integral, possibilitando que decisões sejam tomadas de forma coesa e com instrumentos validados e adaptados para cada realidade. A partir desta revisão foi possível conhecer as inúmeras escalas disponíveis para mensuração da dor e construir uma tecnologia educativa voltada para enfermeiros da área hospitalar. Com a possibilidade de mensurar a dor em vários procedimentos que estes serão submetidos durante o período de internação. A utilização de uma tecnologia informativa em forma de infográfico voltada para enfermeiros, contribui para reforçar seu papel na humanização do cuidado, bem como a tomada de decisão frente ao recém-nascido exposto a dor.;
metadataTrad.dc.description.abstract This is a narrative review, with the objective of analyzing the scientific production on the use of scales for pain evaluation in hospitalized newborns and produce educational material for the evaluation of newborns. Literature search was carried out in the VHL, PubMed and Scielo database over five years, with thirty-six articles selected for discussion. Evidence shows that professionals involved in the daily care of the newborn recognize that they feel pain regardless of their gestational age and that they undergo various painful procedures throughout the hospitalization period. Even recognizing pain in the newborn, few professionals use scales to measure pain. Currently not on a standard gold scale, because the numerous scales that are available, should also aim to meet each health service, its public and its main characteristics. The review found the use of pain assessment scales aimed at proving non-pharmacological and pharmacological techniques and measuring pain through a painful procedure. It was not evidencing the use of scales by health professionals in their daily life, but scales used by researchers to prove some method. A comprehensive evaluation of the newborn is necessary in a humanized, qualified and integral way, allowing decisions to be made in a cohesive way and with instruments validated and adapted to each reality. From this review it was possible to know the numerous scales available for pain measurement and to construct an educational technology aimed at nurses in the hospital area. With the possibility of measuring the pain in several procedures that will be submitted during the period of hospitalization. The use of information technology in the form of infographic aimed at nurses, contributes to reinforce its role in the humanization of care, as well as decision making in relation to the newborn exposed to pain.Key-words: Nursing. Scales. Pain measurement. Newborn.;
metadataTrad.dc.subject Enfermagem; Escalas; Avaliação da dor; Recém-nascido; Nursing; Scales; Pain measurement; Newborn;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-03-22;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8768;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;


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