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Políticas de educação integral e/em tempo integral na rede estadual de ensino do Tocantins (2011-2018)

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Autor Silva, Rafaela Brito da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6110036237840407;
Orientador Silva, Rodrigo Manoel Dias da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9524885475616516;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Políticas de educação integral e/em tempo integral na rede estadual de ensino do Tocantins (2011-2018);
Resumo Esta pesquisa analisa as políticas de educação integral e/em tempo integral no Tocantins, implementadas no período entre 2011-2018. Neste sentido, objetiva investigar os princípios, as concepções, a normatização e os procedimentos que organizam a educação integral e/em tempo integral na rede estadual de ensino, bem como analisar os documentos que regulamentam essa política, focalizando a organização de tempos e de espaços educativos. Dessa forma, estabeleceram-se analiticamente as concepções que orientam as práticas de educação integral, seja na escola regular, seja na escola de tempo integral, destacando principalmente o papel da escola na formação integral do indivíduo. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica associada com a pesquisa documental. A análise documental situada a partir do quadro teórico possibilitou uma aproximação dos elementos determinantes da política de educação (integral) de tempo integral, expressos nos documentos oficiais no âmbito da política nacional e da política local. Ou seja, o percurso analítico permitiu o desdobramento da legislação brasileira na regulamentação das politicas de educação integral na rede estadual de ensino do Tocantins, no que tange aos princípios e a normatização. O exercício analítico identificou, nos documentos oficiais, as categorias de análise que responderam à indagação norteadora desta dissertação, as quais se dividem em três eixos: (a) Educação Básica de Tempo Integral na Rede Estadual de Ensino do Tocantins; (b) Educação Integral e Humanizada; e (c) Territórios Educativos: Integração entre Políticas Educacionais e Sociais. Assim, tem-se, pois, por essa perspectiva analítica, o delineamento para explorar as dimensões que se circunscrevem como determinantes desde a estruturação até a implementação dessa política educacional. Com a abordagem analítica, foi possível perceber a analogia com as idealizações de Anísio Teixeira; verificou-se, ainda, a integração entre políticas educacionais e políticas sociais, ressaltando a constituição de novos territórios educativos. Conclui-se esta pesquisa ampliando o debate sobre as políticas de educação integral e enfatizando a importância de compreender as significações dessas políticas educacionais, bem como, ao mesmo tempo, de repensar o papel da escola ao efetivar políticas de permanência do aluno e de ampliação da jornada escolar.;
Abstract This research analyses full-time and/or integral education policies in Tocantins, implemented between 2011 and 2018. In this sense, it seeks to investigate the principles, the conceptions, the normalization and the procedures that organize full-time and/or integral education in public schools, as well as to analyze the documents that rule this policy, focusing on the management of time and pedagogical spaces. Likewise, it established the analytic landmarks that underpin integral education practices, weather in normal or in full-time schools, emphasizing mainly the role of school in student’s integral education. In methodological terms, this is a bibliographic research associated to a documental research. The documental analysis based on the chosen theoretical framework enabled an approximation between the main elements of (integral) full-time education policy, which are present in official documentation concerning local and national politics. Therefore, this analysis enabled the unfolding of Brazilian legislation in the regulation of integral education policies in State of Tocantins’ public education, regarding its principles and normalization. The analytic exercise identified, in the official documentation, the analytical categories that answered the research question; these categories were divided in three items: (a) Full-Time Elementary Education in Tocantins’ State Schools; (b) Humanized, Integral Education; (c) Pedagogical Territories: Integration Between Education and Social Policies. Therefore, through this analytic perspective, arises the outline to explore the dimensions that are highly considered from the structuring to the implementation of such national policy. Through this analytic approach, it was possible to perceive the analogy with Anísio Teixeira’s idealizations; it was also possible to verify the approximation between social and educational policies, emphasizing the establishment of new pedagogical territories. This research concludes amplifying the debate about integral education policies and emphasizing the importance of understanding these educational policies, as well as, simultaneously, rethinking the role of schools when adopting policies related to students’ permanence and to school-time extension.;
Palavras-chave Políticas educacionais; Educação integral; Tempo integral; Educational policies; Integral education; Full time education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-04-09;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8788;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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