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Pedagogia empreendedora: um estudo sobre o empresariamento de si a partir da metáfora do sonho

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metadataTrad.dc.contributor.author Mengue, Agnes Piangers;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/9896888520559831;
metadataTrad.dc.contributor.advisor klaus, Viviane;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8988903289836641;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Pedagogia empreendedora: um estudo sobre o empresariamento de si a partir da metáfora do sonho;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente estudo analisou a pedagogia empreendedora de Fernando Dolabela, a fim de compreender que pressupostos essa pedagogia coloca em circulação e como ela contribui com a proliferação da educação empreendedora nas escolas, uma vez que essa discussão se fortalece no atual cenário da educação brasileira. Dolabela ficou conhecido pelos estudiosos desse campo como o “Monstro do empreendedorismo”, já que foi ele quem criou o termo e o conceito de pedagogia empreendedora. Essa metodologia pode ser aplicada desde a Educação Infantil (a partir dos 4 anos de idade) e ir até a universidade, tendo como premissa a ideia do sonho coletivo. O material empírico desta pesquisa foi composto por quatro obras do autor, que foram estudadas a partir de uma análise documental. São elas: Oficina do empreendedor (1999), que explicita a metodologia da Pedagogia Empreendedora criada pelo autor; Pedagogia Empreendedora (2003), A ponte mágica (2004) e O segredo de Luísa (2008); estas fazem parte do material educacional entregue aos professores, com o propósito de que o método da pedagogia empreendedora seja disseminado e ensinado nas escolas. As obras foram estudadas a partir de três eixos analíticos: é preciso criticar a escola para reformá-la; O sonho como fator mobilizante da Pedagogia Empreendedora e O empreendedorismo como um imperativo do nosso tempo. A articulação entre os três eixos forneceu subsídios para a compreensão do fortalecimento da sociedade da aprendizagem e do esvaziamento das funções da escola e do lugar do ensino; da proliferação dos discursos reformistas que despotencializam a escola como um espaço de igualdade e justiça social e fortalecem os processos de empresariamento dos sujeitos; da responsabilização dos sujeitos pelos seus sucessos e fracassos a partir da metáfora do sonho e do apagamento das desigualdades sociais e do empreendedorismo como um imperativo do nosso tempo.;
metadataTrad.dc.description.abstract The present study analyzed the entrepreneurial pedagogy of Fernando Dolabela in order to understand what assumptions this pedagogy places in circulation and how it contributes to the proliferation of entrepreneurial education in schools, once this discussion is strengthened in the current scenario of Brazilian education. Dolabela was known by the scholars of this field as the "Monster of entrepreneurship", since he was the one who created the term and the concept of entrepreneurial pedagogy. This methodology can be applied in the initial years (4 years old) and continue until university, based on the idea of the collective dream. The author has a vast literature focused on the theme of entrepreneurial pedagogy, with a total of fifteen books. The empirical material of this research was composed by four works of the author, which were studied from a documentary analysis. They are: Oficina do empreendedor (1999), which explains the methodology of the Entrepreneurial Pedagogy created by the author; Pedagogia Empreendedora (2003), A ponte mágica (2004) e O segredo de Luísa (2008); that are part of the educational material delivered to teachers, in order to the method of entrepreneurial pedagogy be disseminated and taught in schools. The works were studied from three analytical ways: it’s necessary to criticize the school to reform it; The dream as a mobilizing factor of Entrepreneurial Pedagogy and Entrepreneurship as an imperative of our time. The articulation between the three analytical ways provided support for the understanding of the strengthening of the learning society and the emptying of the functions of the school and the place of teaching; of the proliferation of reformist discourses that depotalize the school as a space of equality and social justice and strengthen the entrepreneurial processes of the subjects; the accountability of the subjects for their successes and failures from the metaphor of the dream and the erasure of social inequalities and entrepreneurship as an imperative of our time.;
metadataTrad.dc.subject Pedagogia empreendedora; Educação empreendedora; Empresariamento de si; Sonho; Fernando Dolabela; Entrepreneurial pedagogy; Entrepreneurial education; Self-management; Dream; Fernando Dolabela;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-03-28;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8791;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


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