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Inclusão escolar e pesquisa em educação : desafios para a formação continuada de professores

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metadataTrad.dc.contributor.author Ebling, Priscila dos Santos;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/8342533773460768;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Lopes, Maura Corcini;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3876751682370290;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1 Kraemer, Graciele Marjana;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/5002662037058558;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Inclusão escolar e pesquisa em educação : desafios para a formação continuada de professores;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente trabalho objetiva analisar e problematizar como a pesquisa opera na formação continuada do professor que atua em contexto de inclusão escolar. Para tanto, de forma qualitativa, analisou-se duas teses e 13 dissertações produzidas em nove Programas de Pós-Graduação de Universidades das regiões norte e nordeste do Brasil. Nos materiais, escritos em primeira pessoa do singular e/ou do plural, a existência de narrativas de experiências pessoais com a inclusão de alunos com deficiência na escola, vividas pelos pesquisadores na condição de docentes, permitiu perceber que a exigência de sistematização metodológica da pesquisa possibilita a autoformação continuada do professor. Nas análises, destaca-se que a formação continuada do professor que faz pesquisa é realizada ao mobilizar tanto a tomada de consciência reflexiva da própria ação como docente, na prática pedagógica com alunos com deficiência, quanto a promover o estranhamento da realidade, provocado pelo desafio de buscar outras formas de compreensão e leitura dos acontecimentos escolares. Concluiu-se, baseado em teorizações críticas sobre a inclusão, bem como sobre a formação de professores, que a posição de pesquisador pode desafiar e mobilizar o sujeito, na posição de professor, a desnaturalizar verdades, a rever suas práticas e a questionar a si mesmo, mobilizando-se a propor práticas pedagógicas inclusivas. A pesquisa desenvolvida contribuiu para reforçar a necessidade de tornar a escola um ambiente de formação continuada docente, mobilizado por ações semelhantes àquelas utilizadas por pesquisadores. Ações que possibilitam estranhar, sistematizar, analisar e problematizar respostas extraídas de seus dados de pesquisa. Contribuiu, também, com as investigações desenvolvidas no Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/UNISINOS), por meio de subsídios para o desenvolvimento de metodologias que podem atuar no que se denomina de circuito formativo pedagógico.;
metadataTrad.dc.description.abstract El presente trabajo objetiva analizar y problematizar cómo la investigación opera en la formación continuada del profesor que actúa en contexto de inclusión escolar. Para ello, de forma cualitativa, se analizaron dos tesis y 13 disertaciones producidas en nueve Programas de Postgrado de Universidades de las regiones norte y nordeste de Brasil. En los materiales, escritos en primera persona del singular y/o del plural, la existencia de narrativas de experiencias personales con la inclusión de alumnos con discapacidad en la escuela, vividas por los investigadores en la condición de docentes, permitió percibir que la exigencia de sistematización metodológica de la investigación permite la autoformación continuada del profesor. En los análisis, se destaca que la formación continuada del profesor que hace investigación es realizada al movilizar tanto la toma de conciencia reflexiva de la propia acción como docente, en la práctica pedagógica con alumnos con discapacidad, en cuanto a promover el extrañamiento de la realidad, provocado por el desafío de buscar otras formas de comprensión y lectura de los acontecimientos escolares. Se concluyó, basado en teorizaciones críticas sobre la inclusión, así como sobre la formación de profesores, que la posición de investigador puede desafiar y movilizar al sujeto, en la posición de profesor, a desnaturalizar verdades, a revisar sus prácticas ya cuestionarse incluso, movilizándose a proponer prácticas pedagógicas inclusivas. La investigación desarrollada contribuyó a reforzar la necesidad de hacer de la escuela un ambiente también de formación continuada docente, movilizado por acciones semejantes a aquellas utilizadas por investigadores. Acciones que permitem extrañar, sistematizar, analizar y problematizar respuestas extraídas de sus datos de investigación. También contribuyó con las investigaciones desarrolladas en el Grupo de Estudio e Investigación en Inclusión (GEPI/UNISINOS), por medio de subsidios para el desarrollo de metodologías que pueden actuar en lo que se denomina circuito formativo pedagógico.; The present work aims to analyze and to problematize how the research operates in the continuous formation of the teacher that acts in the context of school inclusion. For that, in a qualitative way, we analyzed two theses and 13 dissertations produced in nine Postgraduate Programs of Universities of the north and northeast regions of Brazil. In the materials written in the first person singular and/or plural, the existence of narratives of personal experiences with the inclusion of students with disabilities in the school lived by the researchers as teachers, allowed us to perceive that the requirement of methodological systematization of research enables the teacher's continued self-training. In the analysis, it is emphasized that the continuous formation of the teacher conducting research is carried out by mobilizing both the reflexive awareness of the action itself and the teacher, in the pedagogical practice with students with disabilities present in the classroom, as well as promoting the strangeness of the reality, provoked by the challenge of seeking other forms of understanding and reading school events. The conclusion was, based on critical theories about inclusion, as well as about the formation of teachers, that the researcher position can challenge and mobilize the subject, in the position of teacher, to denaturalize truths, to review its practices and to question even itself, in order to propose inclusive pedagogical practices. The research contributed to reinforce the need to make the school an environment of continuing teacher education, mobilized by actions similar to those used by researchers. Actions that make it possible to wonder, systematize, analyze and problematize answers extracted from their research data. It also contributed to the research carried out in the Study and Research Group on Inclusion (GEPI/UNISINOS), through subsidies for the development of methodologies that can act in what is called pedagogic training circuit.;
metadataTrad.dc.subject Inclusão escolar; Docência; Pessoas com deficiência; Formação Pedagógica; Inclusión escolar; Enseñanza; Personas con deficiencia; Formación pedagógica; School inclusion; Teaching; People with disabilities; Pedagogical training;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-03-19;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8792;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


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