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Trabalho e conhecimento: aprendizado de trabalhadores ambulantes

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Autor Justo, Hirã Soares;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5971449448408124;
Orientador Adams, Telmo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7293725605745367;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Trabalho e conhecimento: aprendizado de trabalhadores ambulantes;
Resumo A temática desta tese integra-se ao esforço coletivo de investigação do grupo de pesquisa Mediações Pedagógicas e Cidadania do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). O foco central da pesquisa foi a aprendizagem para o trabalho na formação social capitalista e sua relação dialética na construção do conhecimento. Os sujeitos participantes foram trabalhdores e trabalhadoras autônomos associados, localizados na praça central da cidade de Alvorada, situada no Estado do Rio Grande do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. Os fundamentos teóricos que sustentam esta pesquisa estão assentados no materialismo dialético, destacando-se entre os principais autores: Hegel, Marx, Engels, Vigotski, Mark Rosental, Prado Junior, Paulo Freire, Leôncio Basbaum e David Harvey. A pesquisa atinge seu propósito à medida que materializa a sistematização de algumas experiências de vida e trabalho destes trabalhadores, ao mesmo tempo em que colabora na construção do campo teórico da Teoria do Conhecimento e propõe outro modelo de representação gráfica da Dialética do Conhecimento, problematizando e incorporando novas categorias teóricas. Conclui-se que os trabalhadores e trabalhadoras da praça central aprendem mediados pelas relações do cotidiano, na luta pela existência, mergulhados em profundas contradições no contexto excludente do mercado capitalista. Em meio às condições históricas de sua época, às quais estão submetidos, considerando a trajetória de vida de cada trabalhador e trabalhadora, o desafio está em uma ação consciente e imperativa que potencialize a práxis do aprendizado na relação com as múltiplas determinações do contexto.;
Abstract The thematic of this thesis is part of the collective research effort of the Pedagogical Mediation and Citizenship research group of the Graduate Program in Education of the University of Vale dos Sinos (Unisinos). The main objective of this research is to contribute to the study of learning for work in capitalist social formation and its dialectic relationship with the construction of knowledge, especially through the study of the learning of the associated autonomous workers, located in the central square of the city of Alvorada , located in the State of Rio Grande do Sul, in the metropolitan region of Porto Alegre. Hegel, Marx, Engels, Vigotski, Mark Rosental, Prado Junior, Paulo Freire, Leôncio Basbaum, and David Harvey were the theoretical foundations that support this research that is based on dialectical materialism. The research achieves its purpose, as it materializes the systematization of some life experiences and work of these workers. At the same time, it collaborates in the construction of the theoretical field of Knowledge Theory and proposes another model of graphic representation of the Dialectic of Knowledge, problematizing and incorporating new theoretical categories. It is concluded that the Central Square workers learn mediated by the world in the struggle for existence, plunged into profound contradictions in the exclusionary context of the capitalist market. In the midst of the historical conditions of their time, considering the life trajectory of each worker, the challenge lies in a conscious and imperative action that enhances the praxis of learning in relation to multiple determinations. However, the workers participating in the research, so far, have not become aware of, nor have taken actions to overcome these limitations.;
Palavras-chave Trabalhadores Ambulantes; Dialética do Conhecimento; Aprendizado; Street Vendors; Dialectic of Knowledge; Learning;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2019-07-02;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8796;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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