RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Sentidos da docência: uma análise dos relatórios de estágio do curso de Pedagogia da Unisinos (1966-1998)

Mostrar registro simples

Autor Brito, Laudete de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6935443681168932;
Orientador Dal’Igna, Maria Cláudia;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9564879599544686;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Sentidos da docência: uma análise dos relatórios de estágio do curso de Pedagogia da Unisinos (1966-1998);
Resumo Esta pesquisa tem por objetivo investigar e analisar os sentidos da docência no curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no período de 1966 a 1998. O material da pesquisa é composto por trinta e três (33) Relatórios de Estágio do Curso de Pedagogia, articulando com as informações de uma entrevista semiestruturada com a professora participante dos processos de implantação do curso e das disciplinas de estágio na Universidade. A análise foi desenvolvida a partir dos campos dos Estudos em Docência e Estudos sobre Pedagogia, na perspectiva do Pós-Estruturalismo, valendo-me de pressupostos da análise de discurso foucaultiana e utilizando como ferramentas analíticas os conceitos de discurso, verdade, formação, pedagogia e docência. O exercício analítico possibilitou concluir que: há permanência de uma pedagogia generalista, resultando numa docência multifacetada, a qual poderá atribuir sentidos diversos a esta docência, tais como, dispersão e secundarização da docência propriamente dita e/ou uma docência potente ao ser ressignificada com ênfase no cuidado, no amor e no afeto, atribuindo outros sentidos à prática docente, que contribuirão para a profissionalização docente. Também identificou-se uma mudança de ênfase no processo de ensino e aprendizagem, a partir da década de 1980 com forte influência da Teoria Crítica, enfatizando as pedagogias psicológicas e pedagogias ativas, apontando para o esmaecimento do ensino e a ênfase na aprendizagem, ancorada em mudanças de teorias educacionais e pedagógicas. E ainda, a continuidade de uma educação salvacionista que levou a uma ampliação das funções da escola, contribuindo também, para a constituição de uma docência com foco na aprendizagem, secundarizando o ensino.;
Abstract This study is about an investigation and analysis of the meanings of teaching at the pedagogy course at Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), from 1966 to 1998. The research material is composed of thirty-three (33) Stage reports at the pedagogy course, articulating with data of a semi-structured interview with the teacher who is participating in the implementation processes of disciplines in training at the university course. Analysis is based on pedagogy and teaching studies focused on pos-structuralism and intends to investigate such meanings, based on the pre-studies of Foulcault discourse analysis and using as analytical tools, the concepts of discourse, truth, formation, pedagogy and teaching. The analytical exercise has made a possible conclusion: there is a permanent generalist pedagogy, resulting in a multi-faced teaching, which might assign to several other meanings to the practice of teaching such as dispersal and second rating teaching to properly as said and/or a powerful teaching as it reconfigures emphasizing the care, love and affect, attributing other meanings to the practice ofteaching that will contributeto vocationally teaching. Also, verifying an emphasis change in the teaching-learning process, from the 80’s decade with a strong influence of Critical Theory, emphasizing the psychological and active pedagogies, pointing to teaching weakening and the emphasis on learning, anchored in changes of educational and pedagogical theories. Also, the continuation of a salvationist education that has brought to a maximizing of school functions, also reverberating to a teaching focusing on learning, second rating the learning.;
Palavras-chave Pedagogia; Docência; Formação de Professores; Estágio; Pedagogy; Teaching; Teachers formation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-03-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8797;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística