RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Fundamentos éticos da educação: uma análise a partir do movimento escola sem partido

Mostrar registro simples

Autor Ferreira, Verônica Ventorini;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6140495652772600;
Orientador Corsetti, Berenice;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7405584392319464;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Fundamentos éticos da educação: uma análise a partir do movimento escola sem partido;
Resumo Esta dissertação aborda a temática da ética docente, enquanto se propõe a compreender os fundamentos éticos do Movimento Escola Sem Partido. O estudo é dividido em duas partes complementares, a primeira com perspectiva hermenêutica, em que os conceitos e os discursos são analisados, a partir do horizonte histórico e político. A segunda parte do estudo possui caráter crítico, isto é, face ao explicitado na primeira parte, se propõe a abordar o direcionamento da ética docente, a partir do conhecimento científico e do reconhecimento do outro. A pesquisa é direcionada pela teoria histórico-crítica, a partir da ótica de Dermeval Saviani, e pela hermenêutica-filosófica, cunhada por Hans-Georg Gadamer. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, significando documento todos os meios em que o passado ou a tradição se apresentam, foram utilizadas as sessões e os artigos disponíveis no site do Movimento Escola Sem Partido. A partir da análise dos artigos, publicados por professores acadêmicos, foi possível observar que a leitura feita da tradição crítica, bem como do pensamento weberiano, é feita sem rigor metodológico. Tal falta de rigor desqualifica o discurso analisado, que usurpa a autoridade da titulação acadêmica para sustentar discursos de opinião, distorcendo a relação de colaboração entre as universidades e a educação básica, na medida em que faz do diagnóstico, de uma provável deficiência no campo, pressuposto para sustentar a coerção sobre os docentes, em detrimento da criação de um debate para qualificar o campo da educação. Nossas conclusões apontam a urgência de repensar o campo da ética docente, a partir de fundamentos próprios da área da educação e a relação intrínseca entre educação, formação humana e condicionantes do campo econômico, social e político. Isto é, a impossibilidade de pensar a educação sem compreendê-la como um campo que atravessa a existência. Por outro lado, contribuímos para o debate epistemológico do campo, a partir das considerações da obra de Gadamer e Saviani.;
Abstract This masters dissertation talks about teaching ethics, also proposes to understand the ethical basement of Movimento Escola Sem Partido, also known as No Indoctrination. This study is divided in two sections, the first one with a hermeneutic perspective, whereby the concepts and speeches are analyzed as of historical and political horizons. The following section has a critical tone, therefore, duo to what was explained in the first part, its proposal is to deal with the directing teaching ethics, beginning from the scientific knowledge and the recognition of the other in his otherness.The research is oriented by historical-critical theory, as of the viewpoint of Dermeval Saviani, and by the Hermeneutic-Philosophical, marked by Hans-Georg Gadamer. The methodology applied was documentary research, means that the “word” document indicates all forms the past and the tradition show up, and some articles and sections were taken from the Movimento Escola Sem Partido website. From analyzing articles published by professors in the academy, it was possible to see that the reading of the critical tradition, as well as of the Weberian thought, is made without methodological rigor. Such lack of rigor disqualifies the discourse analyzed, removing the authority of academic titles, to support opinion discourses, distorting the relationship of collaboration between universities and basic education, in so far as it makes the diagnostic of a probable field deficiency, the assumption to uphold coercion on teachers, rather than creating a debate to qualify the education field. Our conclusions point to the urgency of rethinking the teachers' ethics area, based on the educational fundamentals and the intrinsic relation between education, human formation and economic, social and political conditioning factors. That is, the impossibility of thinking about education without understanding it as a field that traverses existence. On the other hand, we contributed to the epistemological debate of the field, based on the considerations of Gadamer and Saviani.;
Palavras-chave Educação; Formação; Políticas educacionais; Filosofia da Educação; Escola sem Partido; Education; Formation; Public Policy; Education Philosophy; Escola sem Partido;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-03-20;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; PROEX - Programa de Excelência Acadêmica;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8798;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística