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Uma análise crítica das concepções de inovação presentes nos documentos curriculares do Curso de Administração de uma Universidade Pública em Imperatriz (MA)

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Autor Cerqueira, Giórgia Alves;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1273692007920279;
Orientador Silva, Roberto Rafael Dias da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3180659616699939;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Uma análise crítica das concepções de inovação presentes nos documentos curriculares do Curso de Administração de uma Universidade Pública em Imperatriz (MA);
Resumo Esta dissertação traz como preocupação central a concepção que se tem de inovação, do modo como ela se constitui e se adequa à realidade local da matriz curricular do curso de Graduação em Administração. Tem-se o objetivo de analisar os conceitos e as visões de inovação abordadas nos documentos curriculares de um curso de Bacharelado em Administração de uma Instituição de ensino superior pública, situada no município de Imperatriz – MA. O referencial teórico é estruturado à luz de autores como Antunes, Chiavenato, Drucker, Fisher, Goodson, Sacristán e Saviani, culminando em uma análise das legislações vigentes. Metodologicamente, a pesquisa priorizou um estudo de natureza qualitativa, apoiada por pesquisa exploratória, com delineamento de pesquisa histórico-documental, por meio do acesso às fontes de dados primários nos bancos de dados do Conselho Nacional de Educação e do Ministério de Educação, bem como a fontes secundárias, a partir da revisão de literatura. A análise dos dados permitiu identificar diferentes estágios (de inovação) no ensino do curso de Administração, como pensar novos conceitos, estruturas e metodologias para o ensino e aprendizagem do curso. Porquanto, como o estudo indica, ainda há espaço para uma revisão de conteúdo, em compasso com as estratégias para o incremento de inovação nas práticas curriculares das IES do país. As conclusões assinalam o processo de reconfiguração do trabalho das práticas curriculares atuais; porém, não foi possível concluir o quanto e como a utilização dessas práticas interfere diretamente na qualidade, ou não, do profissional de Administração. Faz-se necessário, como possível desdobramento desta pesquisa, o acompanhamento da próxima revisão curricular, como forma de se buscar mais evidências da inovação na formação pretendida pelo projeto de curso.;
Abstract This dissertation brings as central concern the conception of innovation, more specifically the way it is constructed and adjusted to the local reality of the Administration undergraduate course curriculum. The objective is to analyze the concepts and visions of innovation approached in the curricular documents of an Administration undergraduate course at a public university in Imperatriz, Maranhão. This research also aims at investigating how the notion of innovation is discussed in the curricular documents. The theoretical framework is based on authors such as Antunes, Chiavenato, Drucker, Fisher, Goodson, Sacristán and Saviani, culminating in an analysis of the current legislation. Methodologically, this research prioritizes a qualitative study, supported by this exploratory research and by the outline of a historical and documental research, throughout the access to the sources of primary data available at the National Education Board’s and Ministry of Education’s databases, as well as to secondary sources, based on the literature review. The data analysis provided the identification of different stages (of innovation) in the Administration undergraduate course, which include considering new concepts, structures and methodologies for teaching and learning in this course. Thus, based on this study, there is still a space for reviewing the production of curricular content, alongside with strategies for the increment of innovation in curricular practices within undergraduate courses in Brazil. The obtained results set the foundations for the hypothesis formulated in this dissertation. The conclusions show a process of reconfiguration of the current curricular practices in the analyzed curriculum. It was not possible to conclude, though, to what extent, and how, the usage of these practices interferes directly in the educational process of professionals graduated in Administration. It is necessary, as a possible unfolding of this research, to observe the next curricular revision, in order to seek for more evidences of innovation in the educational process intended by the course project.;
Palavras-chave Inovação; Ensino Superior; Administração; Currículo; Innovation; Undergraduate courses; Business Administration; Curriculum;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-05-28;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8810;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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