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A influência da cultura nas negociações. Estudo de caso: aquisição de uma empresa brasileira por uma empresa alemã

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Autor Abreu, Letícia Vasconcellos;
Orientador Rabello, Cristiane Carbonell;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4772587173540772;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A influência da cultura nas negociações. Estudo de caso: aquisição de uma empresa brasileira por uma empresa alemã;
Resumo O objetivo deste artigo consiste em explorar a influência de questões culturais envolvidas na aquisição de uma empresa brasileira por uma empresa alemã, ambas atuantes no ramo logístico. A análise inicia pelas teorias sobre questões culturais apresentadas por Hofstede (1991) e Schein (2009) sobre as semelhanças e diferenças encontradas entre várias culturas, entre as quais, a alemã e a brasileira. Naturalmente, considerou-se até que ponto a cultura alemã é ou não conhecida no Brasil e vice-versa, além dos estereótipos mais comuns a cada etnia. Para contextualizar o processo, sintetiza-se o histórico do setor de logística no Brasil, bem como suas perspectivas no curto prazo. O mesmo ocorre com outros pontos relevantes, como a caracterização da empresa vendedora como familiar e uma síntese das fases por que passa o processo de aquisição de uma empresa. Para analisar a negociação em si, foram entrevistados dois executivos, representantes das empresas compradora e vendedora, sobre suas impressões a respeito do processo, as motivações para o negócio e a visão de cada um sobre a outra parte. Por fim, apresentam-se as conclusões, segundo as quais a influência da cultura, neste caso, não foi tão marcante quanto se poderia esperar. Um motivo para isso pode ser o fato de que, neste caso, os envolvidos no processo já estavam acostumados a negociações internacionais, além da relativa semelhança entre as culturas envolvidas. Observa-se que outros fatores intrínsecos a uma aquisição e às culturas de cada empresa também exerceram influência sobre a condução e o resultado da negociação.;
Abstract This paper aims to explore the cultural questions involved with the acquisition of a logistic Brazilian company by a German company, as well as the influence of culture on the negotiation itself. This analysis starts with Hofstede’s and Schein’s theories about cultural issues, as well as the differences between German and Brazilian cultures. As expected, both the extent to which Brazilians are acquainted with the German culture and vice versa, and the main stereotypes concerning each people were also considered. In order to contextualize the whole acquisition, both the background of the logistic field in Brazil, and its short-term perspectives, were summarized. The same was done to other relevant issues, such as the description of the seller company as a family-owned company and a short report on the phases an acquisition usually comprises. In order to analyze the negotiation itself, two executives representing both the buyer and the seller companies were interviewed and asked about their impressions about the acquisition process, their motivations for doing business and their views about each other’s side. In the end, conclusions are presented, in which cultural differences between Brazil and Germany were not so outstanding as it could be expected. This could be due to the fact that, in this specific case, both sides were already used to international negotiations, and there was also some similarity between both cultures involved in the process. Besides that, other factors that are integrating parts of an acquisition and a company’s own culture also influenced negotiation procedures and results.;
Palavras-chave Cultura; Negociação Internacional; Logística; Aquisição de Empresas; Culture; International Negotiation; Logistics; Acquisition;
Tipo TCC;
Data de defesa 2012-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8846;
Nivel MBA;
Curso Gestão Empresarial;


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