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A inclusão sob a perspectiva Guanelliana: elementos jurídicos, administrativos e pedagógicos

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metadataTrad.dc.contributor.author Moura, Luciana Jacques de;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/9569635422517044;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Rocha, Maria Aparecida Marques da;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9462952469104050;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A inclusão sob a perspectiva Guanelliana: elementos jurídicos, administrativos e pedagógicos;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente trabalho busca a produção de conhecimento que auxilie na compreensão sobre a forma como a Inclusão ou o processo inclusivo é realizado na rede privada de educação, sob a pespectiva da influência do carisma confessional Guanelliano. O recorte do estudo constitui-se na pesquisa em duas escolas da Rede Guanelliana. A primeira escola estudada é uma instituição do ensino básico regular, enquanto a segunda caracteriza-se como um modelo híbrido, onde estão presentes o fenômeno da parceria público-privada, decorrente do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). O objeto de estudo se situa na análise da matriz confessional nas escolas estudadas, pertencentes a Rede Guanelliana. Sob o aspecto teórico, o tema central do trabalho, qual seja, o processo inclusivo, é articulado em reflexões sob o aspecto binário do conceito. De forma que se analisa o fenômeno inclusivo sob a perspectiva da inclusão/exclusão. Ainda no referencial teórico, focalizo a Lei Brasileira de Inclusão, sobretudo a natureza não inovadorta de referida legislação e trazendo ao trabalho a natureza de referida norma em consonância com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU). O trabalho evidencia ainda o conceito de filantropia e a sua característica de subsídio ao modelo institucional do processo inclusivo. No que se refere ao aspecto metodológico da pesquisa, o estudo se alicerça na análise documental qualitativa, por meio do método de André Cellard, composto de duas etapas: a Análise Preliminar e a Análise propriamente dita. Na Analise Preliminar utilizei três das cinco dimensões do método (o contexto, os autores do documento, e os conceitos-chave). A utilização das três dimensões da Fase Preliminar, em conjunto com a posterior Fase de Análise, possibilitou a percepção de contexto e a interpretação dos dados, para, posteriormente, obter respostas acerca do objeto do estudo e a questão de pesquisa. Ainda, quanto aos resultados da investigação, esta demonstrou que o processo inclusivo, sob o recorte das escolas pesquisadas, em conjunto com o referencial teórico, confirmou as diversas modulações e características do processo, especialmente, se analisadas em conjunto com o arcabouço legal, tecnológico e operacional, decorrentes da Revolução Tecnológica. Por fim, na compleição das instituições pesquisadas, os resultados foram no sentido de que a Escola “A” encontra-se num grau basilar do processo inclusivo, enquanto a Escola “B” possui estrutura voltada para a inclusão, com diversas ferramentas pedagógicas e operacionais norteadas para as pessoas com deficiencia, observando-se, outrossim, o caráter não comparativo da pesquisa, uma vez que se tratam de escolas com diferentes modelos institucionais.;
metadataTrad.dc.description.abstract The present work seeks the production of knowledge that helps understanding how Inclusion or the inclusive process is carried out in the private education network, under the perspective of the influence of the Guanellian confessional charism. The study is based on the research in two schools of the Guanelliana Network. The first school studied is a regular elementary school, while the second is characterized as a hybrid model, in which exist the phenomenon of a public-private partnership, arising from the Regulatory Framework of Civil Society Organizations (MROSC). The study objective is aimed at the analysis of the denominational matrix in the studied schools, that belong to the Guanelliana Network. Under the theoretical aspect, the main topic of the work, that is the inclusive process, is divided in reflections under the binary aspect of the concept. In this way, the inclusion phenomenon is analyzed from the perspective of inclusion/exclusion. Still in the theoretical framework, the focus is on the Brazilian Inclusion Law, especially the non-innovative nature of said legislation and approaching to the work the nature of this standard in line with the United Nations Convention on the Rights of Persons with Disabilities. The work also highlights the philanthropy concept and its characteristic subsidy to the institutional model of the inclusive process. Regarding the methodological aspect of the research, the study is based on qualitative documentary analysis, using the method of André Cellard, composed of two stages: The Preliminary Analysis and Analysis itself. In the Preliminary Analysis, I used three of the five dimensions of the method (the context, the authors of the document, and the key concepts). The use of the three dimensions of the Preliminary Phase, together with the subsequent Analysis Phase, allowed the perception of context and the interpretation of the data, to later obtain answers about the objective of the study and research. As for the results of the research, it showed that the inclusive process, under the cut of the researched schools, with the theoretical framework, confirmed the various changes and characteristics of the process, especially if analyzed in altogether with the legal, technological and operational framework stemmingfrom the Technological Revolution. Finally, in the complex of the researched institutions, the results were in the sense that School “A” is in a basic degree of the inclusive process, while the “B” School has a structure focused on inclusion, with several pedagogical and operational tools aimed towards people with disabilities, also observing the non-comparative nature of the research, since was about schools with different institutional models.;
metadataTrad.dc.subject Inclusão; Direito Educacional; Filantropia; Gestão Educacional; Pesquisa Documental Qualitativa; Inclusion; Educational Law; Philanthropy; Educational Management; Qualitative Document Research;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-04-26;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8855;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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