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O espectro da teoria-prática e a produção de significados na docência em matemática

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metadataTrad.dc.contributor.author Boff, Daiane Scopel;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/9679635538989977;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Fabris, Elí Terezinha Henn;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2961121430255733;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title O espectro da teoria-prática e a produção de significados na docência em matemática;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta Tese tem por objetivo investigar como teoria e prática são significadas e colocadas em movimento na docência em Matemática desenvolvida em cursos de formação de professores de Matemática. Com sustentação analítica nas teorizações de Michel Foucault, no pensamento tardio de Ludwig Wittgenstein e seus comentadores, e em estudos sobre docência contemporânea, descreve-se os usos de teoria e prática na docência de professores de Matemática e analisa-se como, a partir deles, são produzidos enunciados que operam no ensino de Matemática e sinalizam modos de ser docente, na Contemporaneidade. O material de pesquisa, composto por narrativas de professores de Matemática que desenvolvem a docência em cursos de Licenciatura em Matemática no sul do país, foi produzido por meio de entrevistas semiestruturadas e de questionário on-line. Ao tomar a docência como matriz de experiência, foi possível ver que os significados de teoria e prática e os efeitos de verdade atribuídos a essas dimensões compõem o que chamei de espectro da teoria-prática que, nas suas diferentes gradações, permite que se (re)produzam formas de entender e de valorar o que se faz na docência, em especial, o que se ensina e como se ensina. Na analítica empreendida, defende-se a tese de que a docência em Matemática, nesses cursos, movimenta espectros da teoria-prática dicotomizados que tipificam e hierarquizam os conhecimentos matemáticos e pedagógicos. A relação não imediata com alguma realidade é condição suficiente para que os conhecimentos sejam considerados abstração/formalismo puro sendo, portanto, significados somente como teóricos. Com a chave de leitura posta pelo espectro da teoria-prática, pode-se concluir que, na docência em Matemática, ao significarem-se os conhecimentos matemáticos e pedagógicos somente na dimensão teórica ou somente na dimensão prática, constroem-se modos de ensinar que priorizam ora o que está na ordem do concreto e do cotidiano, ora o que está na ordem da abstração e do formalismo, o que reinscreve a docência contemporânea e a própria formação de professores de Matemática na tradição pedagógica dicotômica que decorre da doutrina dos dois mundos.;
metadataTrad.dc.description.abstract This doctoral thesis intends to investigate how theory and practice are valued and executed on Mathematics teacher training courses. Analyticaly supported on theorizations of Michel Foucault, on the later thought of Ludwig Wittgenstein and its commentators, and on studies about contemporary teaching, the usage of theory and practice is described concerning Mathematics teaching and it is analyzed how, from all of these, are produced utterances that operate on Mathematics teaching and signals ways of being a teacher on contemporaneity. The research material, which is composed by Mathematics teacher narratives who teach in Mathematics graduation Southern of the country, was produced by means of semi-structured interviews and online questionnaire. By taking teaching as matrix of experience, it was possible to perceive that the meanings of theory and practice and the genuine effects usually ascribed to such dimensions compose what I named the theory-practice spectrum, which, in its various gradations, allow to (re)produce ways do understand and evaluate what is done specially on teaching, what is taught and how it is taught. In the analysis undertaken, it is defended the thesis that Mathematics teaching, in such courses, gears dichotomized theory-practice spectra that typify and hierarchize mathematical and pedagogical knowledge. The non-immediate relation with some reality is a sufficient condition for the knowledge to be considered pure abstraction/formalism, therefore, taken only as theoretical. Concerning the key of reading proposed by the theory-practice spectrum, it can be concluded that, regarding to teaching in Mathematics, by valuing mathematical and pedagogical knowledge in the theoretical dimension or in the practical dimension only, ways of teaching that prioritize either what is in the order of the concrete and everyday-like or what is in the order of abstraction and formalism are constructed, which re-inscribes contemporary teaching and the very formation of teachers of Mathematics in the dichotomous pedagogical tradition that stems from the doctrine of the two worlds.;
metadataTrad.dc.subject Docência em Matemática; Docência como matriz de experiência; Dicotomia teoria-prática; Espectro da teoria-prática; Educação Matemática; Mathematics teaching; Teaching as matrix of experience; Theory-practice dichotomy; Theory-practice spectrum; Mathematical education;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-07-12;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8864;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


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