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A formação no curso de Pedagogia após a aprovação da Lei nº 11.645/2008 : estudo de caso – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus Frederico Westphalen

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metadataTrad.dc.contributor.author Marques, Marta;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/5833042760808286;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Bilhão, Isabel Aparecida;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9411371632646979;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A formação no curso de Pedagogia após a aprovação da Lei nº 11.645/2008 : estudo de caso – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus Frederico Westphalen;
metadataTrad.dc.description.resumo A tese aborda a formação no curso de Pedagogia após a aprovação da Lei nº 11.645/2008, discutindo sua implementação, bem como os desafios e possibilidades encontrados até então para sua efetivação –no contexto do currículo eem outros espaços. A pesquisa foi realizada na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), localizada na cidade de Frederico Westphalen/RS, com alunas(os), professoras(es) e coordenação do curso. Procurou analisar as concepções e formas de implementação da Lei nº 11.645/2008 em diferentes momentos e espaços da formação inicial das(os) acadêmicas(os). A problemática de pesquisa partiu da seguinte indagação: de que forma a Lei nº 11.645/2008 vem sendo implementada no curso de Pedagogia da URI (Câmpus Frederico Westphalen)? Trata-se de um estudo de caso pautado na abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Partir da análise dos documentos institucionais e posteriormente se embasou emobservação direta em sala de aula e na realização de entrevistas. Dentre os principais resultados, destacam-se os diálogos traçados no decorrer do processo dasentrevistas e as informações advindas dessa etapa, que proporcionaram reflexões sobre o projeto de formação inicial, o qual aindase inspira na herança eurocêntrica de organização curricular, pautada por espaços pontuais de dedicação às discussões abordadas pela Lei nº 11.645/2008. Constatou-se também que a efetiva implementação dessa lei demanda muito mais do que seu registro nos documentos institucionais, necessitando comprometimento institucional e da equipe de professores parase pensar, reorganizar ereelaborar ações e estratégias que possam ultrapassar o espaço curricular de uma ou mais disciplinas, possibilitando a desnaturalização de questões ligadas às percepções historicamente construídas em nossa sociedade e possibilitando uma educação das relações ético-raciais.;
metadataTrad.dc.description.abstract This thesis approaches an Education undergraduate course structure after the approval of Law nº 11.645/2008, discussing its implementation, as well as the challenges and possibilities that emergedduring its execution – either in the curricular context, either in other situations. The research was conducted at the Regional Integrated University of High Uruguay and Missions (URI), located in the city of FredericoWestphalen/RS, by means of interviews with professors, students and the Education undergraduate course coordinator. It sought to analyze the conceptions and forms of implementation of Law nº 11.645/2008 at different moments and spaces of students' undergraduate education process. The research problem emerged from the following question: How Law nº 11.645/2008 has been implemented in URI's Education undergraduate course (FredericoWestphalen Campus)? It is a qualitative, descriptive and exploratory approach, based on documentary analysis. In addition, the research included direct classroom observation and comprehensive interviews. Among the main results, it is possible to highlight the discussions established along the comprehensive interviews, as well as information gathered in this process, generating reflections on the undergraduate students' educational project, which is still inspired in the Eurocentric inheritance concerning curricular organization, since it establishes limited and specific moments for discussions related to Law nº 11.645/2008. It was also possible to show that the effective implementation ofthislawdemands much more than the provisions stated on institutional documents, because it requires commitment from institutions and professors in order to think, to reorganize and to redesign actions and strategies that can surpass the curricular context of one or more classes, enabling institutions to seek a deeper understanding of issues related to historically constructed perceptions in our society.;
metadataTrad.dc.subject Formação inicial; Implementação da Lei nº 11.645/2008; Educação das RelaçõesÉtnico-raciais; Undergraduate education; Implementation of Law nº 11.645/2008; Ethnic-racial relations;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-07-27;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8865;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


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