RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Qualidade no serviço de enfermagem: a percepção dos clientes internados em um hospital privado do município de POA/RS

Mostrar registro simples

Autor Brittes, Paula Feijó;
Orientador Borges, Rosália Figueiró;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2704919788171365;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Qualidade no serviço de enfermagem: a percepção dos clientes internados em um hospital privado do município de POA/RS;
Resumo As organizações dos mais variados setores estão cada vez mais preocupadas com a qualidade de seus serviços. A qualidade da assistência de enfermagem nos serviços de saúde está relacionada à eficiência e eficácia da abordagem inicial (avaliação), do diagnóstico das necessidades e das intervenções necessárias para que os diferentes serviços de saúde apliquem padrões mínimos de qualidade. Este estudo tem como objetivo geral conhecer a satisfação dos clientes internados em um hospital privado, em relação à qualidade dos serviços assistenciais prestados pela equipe de enfermagem. Se trata de uma pesquisa qualitativa, foi realizada em um hospital de grande porte localizado na cidade de Porto Alegre/RS, com os clientes internados em unidade de internação durante o mês de março e abril de 2012. O estudo acompanhou pacientes internados em unidade de internação clinica e cirúrgica até pesquisar todos os objetivos propostos. Os pacientes demonstram que além do atendimento técnico, necessitam da comunicação efetiva entre enfermeiro e paciente para que a qualidade no serviço de enfermagem se torne eficaz.;
Abstract Organizations in the most diverse sectors are even more concerned with the quality of their services. The Nursing assistance quality in the health services is related to the efficiency and effectiveness of the initial approach (assessment), the diagnosis of the necessities and the necessary interventions so that the different health services apply minimum quality standards. This study had as its general objective to know the satisfaction of the internee clients in a private hospital concerning the assistance service quality done by the Nursing staff. It is a qualitative research which was carried out in a large hospital in the city of Porto Alegre/RS, with the internee clients in a patients unit during the months of March and April 2012. The study followed internee patients in a clinical and surgical unit until the proposed objectives were all researched. The patients demonstrated that besides the technical service, the need effective communication between the nurse and the patient so that the quality of the Nursing service becomes effective.;
Palavras-chave Qualidade no Serviço; Enfermagem; Paciente internado; Service Quality; Nursing; Internee Patient;
Tipo TCC;
Data de defesa 2012-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8899;
Nivel Especialização;
Curso Enfermagem Hospitalista;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística