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“Na escola, o cara tinha que ficá quieto, olhando pro quadro e escrevendo. Na rua, eu fazia o que eu queria” : fenômenos representativos de adolescentes em conflito com a lei sobre as aulas de língua materna, escolarização e abandono escolar

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Autor Bastos, Sabrina Cecília Moraes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9777936342094323;
Orientador Fronza, Cátia de Azevedo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8861465576589134;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título “Na escola, o cara tinha que ficá quieto, olhando pro quadro e escrevendo. Na rua, eu fazia o que eu queria” : fenômenos representativos de adolescentes em conflito com a lei sobre as aulas de língua materna, escolarização e abandono escolar;
Resumo O ensino de adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa de internação se insere no panorama complexo dos processos de escolarização nos anos finais do ensino fundamental. Esses adolescentes apresentam defasagem idade-série de, pelo menos, dois anos em média e se originam de contextos de vulnerabilidade social, baixa escolaridade e consequente dificuldade nas práticas sociais de leitura e escrita, expostos ao risco de exploração sexual, criminalidade, assim como de todos os modos de vida marginal. Em contato com essa realidade, o objetivo deste estudo é analisar os fenômenos representativos expressos por adolescentes que se encontram em cumprimento de medida socioeducativa de internação e estão cursando os anos finais do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida com base na metodologia qualitativa de cunho etnográfico (SILVERMAN, 2009; FLICK, 2009). O procedimento de pesquisa foi a entrevista em grupo, a que chamamos de roda de conversa, desenvolvida com base nas manifestações verbais dos educandos, a partir de tópicos guia (GASKEL, 2003) e com a técnica de associação de ideias, que é fundamentada em pressupostos epistemológicos construcionistas (SPINK, 2013). Os dados foram analisados com base na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978; JODELET, 1993; 2017; 2018), aspectos relativos à linguagem são abordados com base nos conceitos de discurso, dialogismo e doutrina da refração, fundamentados em Bakhtin/Volochinov (2006) e Faraco (2009), correlacionados aos Estudos Culturais (Hall, 1997), perspectivas educacionais de adolescentes em conflito com a lei (CRAIDY, 2012; 2015), de in/exclusão (SANTOS, 1999; LOPES, 2007) e diferença (SILVA, 2000). As falas dos adolescentes demonstram um saber prático do cotidiano em que surgem a rejeição à escola, às ideias de que a vida social não vale a pena e o percurso pelo ato infracional, por uma integração com a criminalidade, meio em que esse jovem se reconhece “incluído”. Reconhecem que a frequência à escola no período de internação foi boa, porque obtiveram progressos em seus percursos escolares. Acerca das aulas de língua materna, com base nas suas vivências escolares, os adolescentes representam as aulas como algo que não é significativo a eles.;
Abstract The teaching of adolescents who serve social-educative sentences is part of the schooling process complex panorama of adolescents in the elementary school final years. These students present at least two years of school discrepancy and they are from contexts of social vulnerability, low education level and consequent difficulties in social practices of reading and writing. They are exposed to risks of sexual exploitation, crime, and marginal lifestyle. In contact with this reality, the objective of this study is to analyze the representative phenomena expressed by adolescents who serve social-educative sentences and are attending the final years of elementary school. The research was developed concerning qualitative ethnographic methodology (SILVERMAN, 2009; FLICK, 2009). The research procedure was through group interview, which is called round table. It was developed regarding students’ verbal manifestations, from topics guide (GASKEL, 2003) and through the technique of association of ideas, which is based on constructivist epistemological assumptions (SPINK, 2013). The data were analyzed considering the Theory of Social Representations (MOSCOVICI, 1978; JODELET, 1993; 2017; 2018), aspects related to language are approached through concepts of discourse, dialogism and doctrine of refraction, based on Bakhtin/Volochinov (2006) and Faraco (2009), correlated to Cultural Studies (Hall, 1997), educational perspectives of adolescents in conflict with the law (CRAIDY, 2012; 2015), of in/exclusion (SANTOS, 1999; LOPES, 2007) and difference (SILVA, 2000). The words of the adolescents demonstrate practical knowledge of daily life with rejection to school, to ideas that social life is not worth and the option for infringing acts, by criminality identification, when these young subjects recognize themselves as "included". They recognize that school attendance during the sentence was good, because they have made progress in their schooling paths. About mother-tongue classes, related to their school experiences, the adolescents represent classes as something that is not meaningful to them.;
Palavras-chave Adolescentes em conflito com a lei; Contexto socioeducativo; Ensino de língua materna; Adolescents in conflict with the law; Social-educative context; Mother tongue teaching;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-02-28;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8927;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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