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Pesquisa-ação na formação continuada de professora de língua portuguesa: ressignificação da prática e da visão sobre os alunos

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Autor Oliveira, Raquel Gonçalves de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3060629322878550;
Orientador Kersch, Dorotea Frank;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4951080302973564;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Pesquisa-ação na formação continuada de professora de língua portuguesa: ressignificação da prática e da visão sobre os alunos;
Resumo Esta pesquisa trata do desenvolvimento dos letramentos de uma professora de língua portuguesa no momento em que ela se propôs a desenvolver um projeto que previa o ensino dos gêneros orais públicos na turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública no interior de Minas Gerais. Nesse sentido, buscou-se compreender os movimentos da pesquisa ação que uma professora de língua portuguesa faz para ressignificar a sua prática e como isso impacta o trabalho dos alunos. Assim, a professora desenvolveu projeto didático com foco na produção do gênero exposição oral. Para dar conta desse objetivo geral, pautou-se nos seguintes objetivos específicos: compreender como o aluno do terceiro ano do Ensino Médio transpõe o conteúdo do texto da modalidade escrita para a modalidade oral da língua, na preparação e durante a prática discursiva do gênero exposição oral e oportunizar o desenvolvimento da proficiência oral dos discentes em produções de gêneros orais na esfera pública, de modo que o aprendiz tenha domínio das características gênero exposição oral e faça uso monitorado da língua de modo a atingir o objetivo da apresentação no contato com a audiência.A pesquisa é do tipo qualitativainterpretativista e caracteriza-se por pesquisa-ação, porque a professora de Língua Portuguesa é também a pesquisadora. A investigação se ancora nos conceitos de letramento do professor proposto por Kleiman (2008), oralidade de Dolz e Schneuwly (2004), Rojo e Schneuwly (2006) eMarcuschi (1997), no letramento digital de Rojo (2009), Zammit (2012), Kersch e Marques (2017). Os dados da pesquisa revelaram que a professora de língua portuguesa, ao desenvolver os letramentos no local de trabalho, ressignificou não só a sua prática de ensino, como também o ser e estar na profissão docente. A prática transformada baseou-se na metodologia de trabalho com projetos nas aulas de língua portuguesa do Ensino Médio, com características do PDG (KERSCH; GUIMARÃES, 2012), o que oportunizou aos estudantes desenvolverem a proficiência oral por meio da produção do gênero exposição oral e ainda poderem dominar as características do gênero. Os resultados apontam ainda para novas pesquisas que podem ser realizadas no sentido de como ensinar o estudante a fazer pesquisas – e relatá-las – e dar-se conta da necessidade de respeito à autoria.;
Abstract The present study is based on literacy development of a Portuguese Language teacher when she proposed to create a project for teaching public oral genre on the senior year of high school from a public school in the country side of Minas Gerais. For that matter, it was attempted to comprehend all research-action movements that the Portuguese Language teacher does in order to re-signify her practice and how impact on students work. Therefore, she developed a educational project with focus on oral presentation genre production. In order to achieve this general goal, it was centered on these specific goals: understand how a high school senior class student transposes text content from written form to oral form, during preparation and discursive practice of oral presentation genre, and opportunize learners development of oral proficiency on a public sphere of oral genre productions, so that the learner can know the genre characteristics and make monitored use of the language to achieve his presentation goal in contact with audience. The Research is qualitative-interpretative and it is characterized by research-action, considering the teacher is also a researcher. It anchors itself on teachers' literacy concepts proposed by Kleiman (2008), orality by Dolz and Schneuwly (2004), Rojo and Schneuwly (2006), and Marcuschi (1997), and on digital literacy by Zammit (2012), Kersch and Marques (2017). Research data revealed that the Portuguese teacher, by developing literacy at her workplace, resignified not only her teaching practices, but also her profession well-being. Transformed practice was based on work methodology with projects in Portuguese Classes of High School, with PDG characteristics (KERSCH, GUIMARÃES, 2012), allowing students to develop oral proficiency through oral genre presentation production and even master genre characteristics. Results point in the direction of new possible researches on how to teach students to research - and report - and realise the necessity to respect authorship.;
Palavras-chave Multiletramentos; Letramento do professor; Projeto didático; Gêneros orais; Exposição oral; Multiliteracy; Teacher's Literacy; Teaching projects; Oral genres; Oral presentation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-07-02;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8928;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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