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O crédito na agricultura brasileira no período 2013-2018: Um estudo do PRONAF, PRONAMP e demais linhas de crédito rural, com ênfase no investimento

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metadataTrad.dc.contributor.author Brinker, Irineu;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/7006679854218553;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Alves, Tiago Wickstrom;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2532605739636568;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1 Massuquetti, Angélica;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/0530636583742073;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title O crédito na agricultura brasileira no período 2013-2018: Um estudo do PRONAF, PRONAMP e demais linhas de crédito rural, com ênfase no investimento;
metadataTrad.dc.description.resumo O objetivo desta pesquisa foi analisar a evolução da distribuição dos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (PRONAMP), na modalidade investimento, nos municípios brasileiros no período 2013-2018. A base de dados utilizada foi a de crédito rural do Banco Central do Brasil (BCB) e a base de dados sócio econômicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Utilizando-se o software Geoda foi mensurado o índice de Moran para a correlação entre as quantidades de operações e valores contratados das operações rurais, e índices sócio econômicos como taxa de analfabetismo, índice de Gini, índice de desenvolvimento humano municipal, PIB agrícola, participação do PIB agrícola no PIB municipal e renda per capita. Os resultados revelaram que no PRONAF, diferente do PRONAMP e das demais linhas de crédito rural, a quantidade de contratos teve correlação positiva com a taxa de analfabetismo, índice de Gini, com a razão entre a renda per capita média dos 10% mais ricos e a renda per capita dos 40% mais pobres. Correlação negativa entre a quantidade de contratos e a taxa de empregados com 18 anos e mais com carteira assinada, IDHM, PIB agrícola, participação do PIB agrícola no PIB municipal e renda per capita municipal. O PRONAMP, devido a menor quantidade de operações e ao menor volume de recursos contratados, apresentou correlações bastante fracas. As demais linhas de crédito rural apresentaram correlações maiores nas variáveis PIB agrícola e participação do PIB agrícola no PIB municipal. As regiões mais ricas e com agropecuária mais produtiva, como Sul, Sudeste e Centro Oeste, tem recebido os maiores volumes de recursos. Em contrapartida, as regiões mais pobres e menos desenvolvidas, tem recebido o maior número de operações, de menor valor médio e voltada a agropecuária de subsistência.;
metadataTrad.dc.description.abstract Main objective of this research was to analyze the evolution of the distribution of resources of the National Program for the Strengthening of Family Farming (PRONAF), of the National Program of Support to the Medium Rural Producer (PRONAMP), in the investment modality, in the Brazilian municipalities in the period 2013 – 2018. The database used was the rural credit database of the Central Bank of Brazil (BCB) and socioeconomic database of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). Using Geoda software, the Moran index was measured for the correlation between the number of operations and contracted values of rural operations, and socioeconomic indices such as illiteracy rate, Gini index, municipal human development index, agricultural GDP, participation of agricultural GDP in municipal and per capita income. The results revealed that in PRONAF, unlike PRONAMP and other rural credit lines, the number of contracts had a positive correlation with the illiteracy rate, Gini index, with the ratio between the average per capita income of the richest 10% and the per capita income of the poorest 40%. Negative correlation between the number of contracts and the rate of employees aged 18 and over with a formal contact, IDHN, agricultural GDP, participation of agricultural GDP in municipal GPD and municipal per capita income. PRONAMP, due to the lower number of operations and the lower volume of contracted resources, presented very weak correlations. The other rural credit lines showed higher correlations in the agricultural PIB variable and agricultural PIB participation in the municipal PIB. The richest and most productive farming regions, such as the South, Southeast and Midwest, have received the largest amounts of resources. In contrast, the poorest and least developed regions have received the largest number of operations, of lower average value and focused on subsistence agriculture.;
metadataTrad.dc.subject Crédito rural; PRONAF; PRONAMP; Moran; Rural credit; PRONAF; PRONAMP; Moran;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Economia;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-08-26;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8952;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Economia;


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