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Indução de emoções discretas e os efeitos nos profissionais de contabilidade : estudo experimental acerca da neutralidade das informações

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Autor Oliveira, Rodrigo Blumberg de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5107193167216296;
Orientador Kronbauer, Clóvis Antonio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9586157708831103;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Indução de emoções discretas e os efeitos nos profissionais de contabilidade : estudo experimental acerca da neutralidade das informações;
Resumo O presente estudo destaca a influência das emoções nos processos cognitivos de profissionais da área contábil. Aferir se os profissionais de contabilidade, em suas análises e geração de informação, podem sofrer influência através da indução de humor por estímulos visuais, e, assim, gerar informações enviesadas, ferindo a neutralidade. A população do estudo foi constituída por 293 profissionais de contabilidade, trabalhadores cadastrados na plataforma Amazon Mechanical Turk (AMT) com critério mínimo de 95% de Taxa de aprovação HIT (%) e recompensa monetária de US$ 0,90, no ano de 2019. Para a obtenção dos dados optou-se pela criação de um experimento “online” disponibilizado na plataforma. Os trabalhadores foram randomizados para uma das 06 situações experimentais. Sendo duas neutras e quatro com indução de humor por valência negativa ou positiva. Em seguida deveriam analisar balanços contábeis e demonstração do resultado do exercício notadamente com tendências pessimistas ou otimistas. Da amostra inicial 103 acei- taram participar do experimento, em sua (maioria) americanos (57.3%, p < 0.01), profissionais atuando na área contábil e auditoria (X2(7) = 65,311, p < 0.01), com graduação (X2(2) = 65,824, p < 0.01) e experiencia profissional até 10 anos (X2(2) = 50,233, p < 0.01). Para a indução de humor o teste qui-quadrado apontou associa- ção entre as situações experimentais e as emoções declaradas pelos participantes (X2(30) = 66.82, p < 0.001). Uma ANOVA one-way foi realizada para verificar o efeito da situação experimental na recomendação de investimento, com efeito, principal da situação experimental envolvida (F(5, 97) = 2.86, p < 0.05). Imagens com valência positiva, com análise de dados contábeis com tendências otimistas (IB x DB), teve maior escore no que se refere a recomendação de compra da empresa (δ = -1.18, p = 0.04) em comparação ao grupo (IR x DR). Nas escalas semânticas de indução de humor, os indivíduos expostos às imagens com valências positivas se sentiram significativamente mais felizes quando comparado aos indivíduos expostos às imagens com valências negativas, que se sentiram mais tristes. Os dados mostram, ainda, que a indução de humor influenciou de forma significativa a análise dos dados contábeis para contadores com humor positivo. Contadores felizes deram escores mais altos para recomendação de compra da empresa quando comparados a contadores tristes, caracterizando viés do otimismo.;
Abstract The present study highlights the influence of emotions on the cognitive processes of accounting professionals. To gauge if accounting professionals, in their analysis and generation of information, can be influenced by the induction of humor by visual stimuli, and thus generate information skewed, hurting neutrality. The study population consisted of 293 accounting professionals, workers registered in the Amazon Mechanical Turk (AMT) platform with a minimum criterion of 95% HIT approval rate (%) and monetary reward of US $0.90 in the year of 2019. In order to obtain the data, we decided to create an “online” experiment available on the platform. Workers were randomized to one of six experimental situations. Being two neutral and four with induction of humor by negative or positive valence. Next, they should analyze the balance sheets and the statement of income, especially with pessimistic or optimistic tendencies. From the initial sample, 103 accepted to participate in the experiment, in their (majority) Americans (57.3%, p <0.01), professionals working in accounting and auditing (X2 (7) = 65,311, p <0.01) (2) = 65,824, p <0.01) and professional experience up to 10 years (X2 (2) = 50,233, p <0.01). For the induction of mood, the chi-square test showed an association between the experimental situations and the emotions declared by the participants (X2 (30) = 66.82, p <0.001). A one- way ANOVA was performed to verify the effect of the experimental situation on the investment recommendation, in effect, the main experimental situation involved (F (5,97) = 2.86, p <0.05). Images with positive valence, with analysis of accounting data with optimistic tendencies (IB x DB), had a higher score regarding the company’s purchase recommendation (δ = -1.18, p = 0.04) compared to the group (IR x DR). On the semantic scales of humor induction, individuals exposed to positive valence images felt significantly happier when compared to individuals exposed to negative valence images, which felt sadder. The data also show that the induction of humor significantly influenced the analysis of the accounting data for counters with positive humor. Happy accountants gave higher scores for company recommendation when compared to sad accountants, characterizing optimism bias.;
Palavras-chave Afetar; Contabilidade comportamental; Contabilidade financeira; Tomada de decisão profissional; Design experimental; Humores; Neutralidade; Affect; Behavioral accounting; Financial accounting; Professional decision-making; Experimental design; Moods; Neutrality;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-05-28;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8956;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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