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A Experiência de Aprendizagem de Inglês Fundamentada na Teoria dos Appraisals

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Autor Silva, Dayse Cristina Ferreira da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0868182816944061;
Orientador Scaletsky, Celso Carnos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6525779922201302;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A Experiência de Aprendizagem de Inglês Fundamentada na Teoria dos Appraisals;
Resumo O ensino da Língua Inglesa, no Brasil, tem recebido vasta atenção por causa de algumas demandas e exigências do meio profissional e acadêmico. Ensinar inglês pressupõe a utilização de métodos e metodologias que dizem privilegiar o estudante como o centro das atenções, mas, muitas vezes, o foco desses métodos aplicados ao ensino de um idioma recai sobre a ênfase do próprio método, deixando evidente que o conteúdo a ser aprendido é mais importante do que a necessidade do próprio estudante. Em contrapartida, a forma como um indivíduo se comporta, suas necessidades, incluindo o usuário que adquire um serviço, é interesse do design. Nesse sentido, o design para experiência já se consolidou como uma área que pensa em projetos de experiência a partir da perspectiva do usuário, aumentando o valor do produto ou serviço. Expandir essa área e desenvolver tecnologia para melhorar a experiência do usuário baseia-se em compreender uma metodologia que contemple experiências passadas. Dessa forma, o design se configura como um processo centrado no ser humano, uma área que desenvolve e visualiza ideias criativas e cria cenários para o futuro. O design emocional, outra área também já consolidada, ajuda designers a projetarem com a intenção de provocar certas emoções e evitar outras. Diante do exposto, o objetivo geral deste estudo é compreender como o design pode refletir sobre o processo de construção de um perfil de concern de estudantes de inglês fundamentado em uma teoria do design emocional. A forma como se ensina influencia o estímulo dos estudantes de diversas maneiras. A vontade que leva um estudante a querer aprender um idioma deve ser considerada ao longo de todo processo de ensino-aprendizagem. Portanto, nesta pesquisa, procurou-se fazer uma conexão entre o design e o ensino da Língua Inglesa. A cultural probe, um kit contendo tarefas que apoiam o envolvimento de participantes em um processo de design, considerado um método facilmente adaptável e que vem sendo usado no design para tentar atender um conjunto de necessidades variadas (BERKOVICH, 2009), foi desenvolvido em um workshop e distribuído entre os participantes, que também foram entrevistados pela investigadora. Os resultados coletados mostraram certo equilíbrio entre as emoções agradáveis e desagradáveis. O perfil de concern econtrado refere-se às quatro habilidades do inglês. A reflexão sobre os resultados encontrados foi apresentada nas considerações finais desta pesquisa.;
Abstract English education in Brazil has received a lot of attention because of some demands from professional and academic environment. It is assumed that teaching English needs using methods and methodologies that privileges the student as the center of attention, but, very often, the use of those methods to teach languages emphasizes the method itself, making the learning content more important than the student’s need. On the other hand, the way an individual behaves, their needs, including the user who looks for any kind of service, is a design interest. In this sense, design experience has already been consolidated as a field that accepts projects of experience from the perspective of the user and the value of the product or service. Expanding this area and developing technology to improve the user experience is based on a methodology that regards past experiences. Thus, design is set up as a process centered on the human being, an area that develops and visualizes creative ideas and creates scenarios for the future. The emotional design, another field also consolidated, helps designers to design and to provoke certain emotions intentionally to avoid others. Given the above, the general objective is to understand how design can reflect on the process of building English students’ concerns based on a theory from the emotional design. The way languages are taught can influence and encourage students in various ways. A student’s will to learn languages must be a worry throughout the teaching-learning process. Therefore, this research tries to make a connection between design and teaching English language. The cultural probe, a kit that aims to support the involvement of participants of a design process, is a method that can be adapted easily and that has been used to designate a set of varied needs (BERKOVICH, 2009). This cultural probe was developed in a workshop and given out to participants from this study, who were also interviewed by the researcher. The collected results show a certain balance between pleasant and unpleasant emotions. These students’ concerns, in this study, refer to English four skills. The observations on the results found here were presented at the end of the final considerations of this research.;
Palavras-chave Inglês; Design para Experiência; Design Emocional; Teoria dos Appraisals; Concerns; English; Experience Design; Emotional Design; Appraisals Theory; Concerns;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-04-22;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8961;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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