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O papel da liderança na promoção do capital psicológico: Uma análise da influência da liderança feminina

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Autor Santos, Fernanda Bitencourt dos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2692416800521413;
Orientador Cabral, Patrícia Martins Fagundes;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7731529054849431;
Co-orientador Vitelli, Ricardo Ferreira;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/0602558221060836;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título O papel da liderança na promoção do capital psicológico: Uma análise da influência da liderança feminina;
Resumo Este estudo objetiva analisar a auto percepção das mulheres integrantes do grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Porto Alegre/RS, na promoção do Capital Psicológico, suportando o desenvolvimento e fortalecimento da liderança. Buscou-se compreender, ainda, a percepção feminina sobre qual dimensão do Capital Psicológico que melhor promovem, assim como as que apresentam maior dificuldade em estimular. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de campo, de abordagem quantitativa e qualitativa. Participaram do estudo 78 mulheres respondentes da survey, composta pelo instrumento PCQ (24) e informações sociodemográficas enviadas por e-mail, mulheres estas representantes do Grupo Mulheres do Brasil, núcleo de Porto Alegre/RS. A pesquisa foi aprofundada através de entrevistas utilizando-se o inventário de incidentes críticos, no qual dez mulheres foram entrevistadas, sendo estes dados analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. A validação do construto foi realizada através de Análise Fatorial e confirmação de confiabilidade pelo indicador Alpha de Cronbach. As mulheres respondentes atribuíram à dimensão Autoeficácia a maior média, respondida através de uma escala Likert de 6 pontos, enquanto a dimensão Otimismo apresentou o menor resultado entre as respondentes. Na análise fatorial, observou-se um baixo valor de variância explicada para a dimensão otimismo. Após a realização da rotação de fatores, identificou-se o surgimento de duas novas categorias, formadas através do deslocamento de questões pertencentes originalmente a outras dimensões. Da mesma forma, esse fato foi ratificado pelos exemplos narrados nas Entrevistas de Eventos dos Incidentes Críticos. Como pesquisas futuras sugerem-se ampliar os estudos da auto percepção do Capital Psicológico por mulheres, estabelecendo o paralelo com a influência da liderança autêntica e expandir a aplicação do PCQ (24) para outros estados brasileiros para que haja uma validação desta escala para a realidade do país, visto que, para a população estudada, apareceram oscilações na dimensão otimismo, e outras duas dimensões surgiram.;
Abstract This study aims to analyze the self-perception of women members of the group of Women of Brazil - Núcleo Porto Alegre / RS, in the promotion of the Psychological Capital, supporting the leadership development and strengthening. It was also sought to understand the female perception about which dimension of the Psychological Capital that are best promoted, as well as those that present greater difficulty in being stimulated. The research is characterized as a field study, with a quantitative and qualitative approach. The survey included 78 women respondents from the survey, composed of the PCQ instrument (24) and sociodemographic information sent by e-mail, whose women are the Women of Brazil Group, Porto Alegre / RS nucleus. The research was deepened through interviews using the inventory of critical incidents, in which ten women were interviewed, being these data analyzed by the technique of Content Analysis. The validation of the construct was performed through Factor Analysis and confirmation of reliability by the Cronbach Alpha indicator. The women respondents attributed to the Self-efficacy dimension the highest mean, answered by a 6-point Likert scale, while the Optimism dimension presented the lowest result among the respondents. In the factorial analysis, it was observed a low value of variance explained for the optimism dimension. After the rotation of factors, two new categories were identified, formed through the displacement of questions originally belonging to other dimensions. In the same way, this fact has been confirmed by the examples narrated in the Critical Incident Events Interviews. As future research it is suggested to expand the studies of the self-perception of Psychological Capital by women, establishing the parallel with the influence of the authentic leadership and to expand the application of the PCQ (24) to other Brazilian states so that there is a validation of this scale for the reality of the country, since the studied population oscillations appeared in the optimism dimension, and two other dimensions emerged.;
Palavras-chave PsyCap; Capital Psicológico; Liderança; Liderança Autêntica; Liderança Feminina; PsyCap; Psychological Capital; Leadership; Authentic Leadership; Women’s Leadership;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-05-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8988;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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