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Uma análise das barreiras e facilitadores dos processos de inovação em grandes empresas a partir das premissas da inovação orientada pelo design

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Autor Filho, Sérgio Gualdi Ferreira da Silva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9804246340662503;
Orientador Wolff, Fabiane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9999861571309675;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Uma análise das barreiras e facilitadores dos processos de inovação em grandes empresas a partir das premissas da inovação orientada pelo design;
Resumo Diversos estudiosos têm se dedicado a discutir o tema inovação. Schumpeter (1997) foi um dos pioneiros na abordagem desta temática e publicou a primeira edição de seu clássico livro Teoria do Desenvolvimento Econômico em 1912. A partir de então, outros estudiosos começaram a investigar de forma mais profunda a inovação e suas implicações de mercado. Em comparação com as teorias da inovação, as publicações vinculadas à utilização de métodos e recursos do design no processo de inovação são bem mais recentes e, conforme Cross (2001), uma conferência sobre métodos de design, que aconteceu em Londres no ano de 1962, caracterizou-se como um marco de inserção dessa temática como campo de pesquisa. Desse modo, o foco desta dissertação é identificar as barreiras e os facilitadores da inovação orientada pelo design e, para tanto, explora o universo de quatro empresas presentes no ranking das mais inovadoras por meio de pesquisas qualitativas. Ao longo do percurso metodológico emergiram questões sobre os processos de inovação utilizados, o papel dos métodos de design e dos próprios designers de formação no processo de inovação. Os resultados obtidos demonstram que há convergência teórica em relação aos processos de inovação utilizados e as teorias de inovação orientada pelo design e que as barreiras e os facilitadores da inovação derivam do contexto de cada organização, que é singular. No entanto, aspectos ligados a limitação de recursos financeiros para inovação, aliados à cultura local e a uma mentalidade conservadora e avessa ao risco apareceram como principais barreiras a inovação. Assim sendo implementar estratégias relacionadas ao desenvolvimento de uma cultura interna mais aberta à inventividade e à experimentação disciplinada de novas hipóteses relacionadas ao negócio, além do estabelecimento de um orçamento adequado ao momento da empresa e específico para a área de inovação podem representar facilitadores que melhorem e acelerem os resultados de inovação.;
Abstract Several scholars have spread the theme of innovation. Schumpeter (1997) was one of the pioneers in approaching this subject and published a first edition of his original theory from the book The Theory of Economic Development in 1912. From that time on, other scholars began to investigate more deeply innovation and its implications. In contrast to the theories of innovation, publications linked to the use of design methods and resources in the innovation process have been much more recent and, according to Cross (2001), a conference on methods of design, which took place in London in 1962, was characterized as a boundary for insertion of this theme as a field of research. Thus, the focus on this dissertation is to identify the barriers and facilitators of design-driven innovation and, for that, explores the universe of four companies from Rio Grande do Sul present in the ranking of the most innovative companies through qualitative research. Along the methodological path, questions about the innovation processes used, the role of design methods and the designers themselves in the innovation process emerged. The results show there is a theoretical convergence in relation to the innovation processes used and the theories of design-driven innovation and that the barriers and facilitators of innovation derive from the context of each organization, which is unique. However, aspects related to the limitation of financial resources for innovation, allied to local culture and a conservative and risk-averse mindset appear as the main barriers to innovate. Thus, implementing strategies related to the development of an internal culture that is more open to inventiveness and disciplined experimentation of new business-related hypotheses, as well as the establishment of an appropriate budget to the moment of the company and specific to the area of innovation can represent facilitators who improve and accelerate innovation outcomes.;
Palavras-chave Inovação orientada pelo design; Processo de inovação; Barreiras; Facilitadores; Design estratégico; Gestão de design; Design-driven innovation; Innovation process; Barriers; Facilitators; Strategic design; Design management;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-06-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8997;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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