RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

CAXIAS/MA revelada pelas lentes do fotógrafo Sinésio Santos, 1950 – 1990

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Rocha, Marinalva Aguiar Teixeira;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/8127181424514952;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Ramos, Eloísa Helena Capovilla da Luz;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/5165417275334692;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1 Vendrame, Maíra Ines;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/2473094071164088;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title CAXIAS/MA revelada pelas lentes do fotógrafo Sinésio Santos, 1950 – 1990;
metadataTrad.dc.description.resumo A presente tese constitui-se de uma pesquisa de caráter histórico - documental que analisa a trajetória de um “mestre na arte de fotografar” e, através desta, estuda o acervo do fotógrafo maranhense Sinésio Santos. Trata-se de um expressivo material imagético sobre a cidade de Caxias/MA, produzido na segunda metade do século XX. O recorte temporal da pesquisa se reporta ao período em que o fotógrafo exerceu a profissão na cidade – 1950-1990. As discussões levantadas por este trabalho sublinham a importância das imagens para a ampliação dos estudos históricos e culturais, assim como para a conservação e divulgação dos aspectos memorialísticos de Caxias e de seus moradores. Tais imagens retratam acontecimentos políticos, familiares e sociais em ambientes públicos e privados, assim como fotografias que revelam os espaços, a arquitetura e as práticas sociais que deixaram de existir, revelando, dessa forma, não só as marcas desse outro tempo, como aspectos do patrimônio da cidade. Para a feitura da pesquisa, além da análise do acervo fotográfico de Sinésio Santos [boa parte digitalizada a partir dos negativos deixados pelo autor e disponibilizados pela família], foram consultadas atas, relatórios e documentos pessoais do referido personagem, jornais e outras fontes documentais, assim como objetos materiais que a referendaram. Para a composição da tese e a fim de confrontarmos as informações obtidas, como também para produzirmos uma narrativa que revelasse a trajetória do fotógrafo, valemo-nos, principalmente, da metodologia da História Oral através de depoimentos de pessoas da comunidade que o conheceram/conviveram com ele. Vale dizer, ainda, que a investigação nos levou a reconhecer que o acervo de Sinésio Santos contribuiu para destacar a história visual de Caxias, haja vista sua importância para a preservação do patrimônio histórico-cultural do município.;
metadataTrad.dc.description.abstract The present thesis is a historical-documentary research that analyzes the trajectory of a "master in the art of photographing" and, through this one, studies the photographer Sinésio Santos’ collection, from Maranhão. It is a rich imagery material about the Caxias/MA city, produced in the second half of the 20th century. The temporal cut of the research refers to the period in which the photographer practiced the profession in the city - 1950-1990. The discussions highlighted by this work underline the importance of images for the expansion of historical and cultural studies, as well as for the conservation and dissemination of the memorial aspects of Caxias and its inhabitants. Such images depict political, family and social events in public and private environments, as well as photographs that reveal the spaces, architecture and social practices that have ceased to exist, thus revealing not only the marks of that another time, but also aspects of the city’s heritage. For the research, in addition to the analysis of the Sinésio Santos’ photographic collection [large part digitized from the negatives left by the author and made available by the family], the author’s personal records, reports and documents were consulted as well as newspapers and other documentary sources like material objects that have endorsed it. For the thesis composition, and in order to confront the information obtained, as also to produce a narrative that reveals the trajectory of the photographer, we rely mainly on the methodology of Oral History through testimonies of people in the community who knew him/lived with him. It is worth mentioning that the investigation led us to realize that the Sinésio Santos’ collection contributed to highlight the visual history of Caxias, given its importance for the preservation of the city’s historical and cultural patrimony.;
metadataTrad.dc.subject Sinésio Santos; Trajetória; Fotografia; Memória; Patrimônio; Caxias/MA; Sinésio Santos; Trajectory; Photography; Memory; Patrimony; Caxias/MA;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::História;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-08-15;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8998;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em História;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics