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Gestão escolar e participação das famílias: contribuições para a prática da direção geral de uma Escola da Rede Jesuíta de Educação

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Autor Lira, Rosemere Impéres;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1673923012215767;
Orientador Freitas, Ana Lúcia Souza de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0353498361023674;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Gestão escolar e participação das famílias: contribuições para a prática da direção geral de uma Escola da Rede Jesuíta de Educação;
Resumo Este estudo analisa os sentidos e os significados atribuídos à escola na perspectiva de famílias de estudantes do 1º ano do ensino fundamental, que ingressaram em uma Escola da Rede Jesuíta de Educação no ano de 2018 e suas relações com a prática desenvolvida pela Diretora Geral da Instituição. O mesmo foi realizado com 20 famílias da escola campo da pesquisa. A opção em realizar este estudo, embasado nos princípios da pesquisa participante, fortaleceu a ideia de que o trabalho de pesquisa seria realizado juntamente com as famílias, e não apenas sobre elas. A intenção era não ser uma pesquisadora de atuação meramente científica junto aos participantes, mas que eles fossem sujeitos envolvidos em um trabalho comum, interativo e motivado por necessidades individuais e coletivas que, quando compartilhadas, possibilitassem uma reflexão crítica sobre a temática em estudo. O interesse nesta pesquisa gerou o seguinte questionamento: como a criação de espaços de diálogo com as famílias pode sugerir ações de direção geral da escola, com vistas a constituir uma gestão participativa, que ultrapasse a concepção bancária? Assim, estabelece como objetivo geral transformar a prática da diretora geral a partir da escuta às famílias e, de maneira específica viabilizar a escuta às famílias por meio de Rodas de Diálogo, propor estratégias que potencializem a participação das famílias na escola e, revisitar o plano de ação da diretora geral e, em seguida redesenhá-lo a partir da escuta às famílias. Tomamos como referência o pensamento de Freire (1987, 1991, 1996) e buscamos o diálogo com Dalmás (2014) e Lück (2006), entre outros, cujos trabalhos investigam a temática da gestão escolar no cenário educacional. Os procedimentos de diálogo com a comunidade aconteceram através de duas Rodas de Diálogo por meio de discussões em pequenos grupos, sínteses apresentadas em cartazes, gravação em vídeos e registros em quadro descritivo de pontos positivos e pontos que precisam ser melhorados. Este trabalho revela que ao estabelecer a relação da prática desenvolvida pela diretora com os sentidos e significados atribuídos pelas famílias, compreendemos que esses dois aspectos estão ao mesmo tempo ligados e isolados. Eles estão ligados, porque algumas transformações nos sentidos e significados da prática da diretora geral, percebidas a partir das falas dos sujeitos, supõem necessariamente transformações da prática da diretora geral, enquanto outras não possibilitam nenhuma transformação. Revela, ainda, que o estudo foi também uma oportunidade de criar na escola a cultura da reflexão crítica sobre a temática em estudo.;
Abstract This study analyzes the notions and meanings attributed to the school from the perspective of families of first year students from elementary school, who entered a Jesuit Education School in the year 2018 and their relationship with the practice developed by the General Principal of the Institution. It was conducted with 20 families from the school field of research. The choice to carry out this study, based on the principles of the participant research, strengthened the idea that the research work would be carried out together with the families, and not only about them. The intention was not to be a researcher of purely scientific action together with the participants, but that they were subjects involved in a common work, interactive and motivated by individual and collective needs that, when shared, made possible a critical reflection on the subject under study. The interest in this research led to the following question: how can the creation of spaces for dialogue with families suggest actions of general management of the school, in order to establish participatory management that goes beyond banking conception? Thus, it establishes as general objective to transform the general principal's practice by listening to families and, in a specific way, to enable families to be heard through Dialogue Groups, to propose strategies that will increase the participation of families in school and revisit the plan of action of the general principal, and then redesign it from the listening of the families. We took as a reference the thoughts of Freire (1987, 1991, 1996) and sought dialogue with Dalmás (2014) and Lück (2006), among others, whose works investigate the school management theme in the educational scenario. The procedures for dialogue with the community took place through two Dialogue Groups through discussions in small groups, summaries presented on posters, videotaping and records in a descriptive table of positive points and points that were also an opportunity to be improved in school, from the practice of the general principal. This work reveals that as it is established the relation of the practice developed by the director with the notions and meanings attributed by the families, we understand that these two aspects are at the same time connected and isolated. They are linked because some transformations in the senses and meanings of the general principal's practice, perceived from the subject's speeches, necessarily imply transformations of the general principal's practice, while others do not allow any transformation. It also reveals that the study was also an opportunity to create in the school a culture of critical reflection on the subject under study.;
Palavras-chave Diálogo; Famílias; Gestão participativa; Concepção bancária; Dialogue; Families; Participating Management; Banking Conception;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-04-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9017;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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