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Os efeitos da forma dos alimentos e da sua origem de produção na intenção de compra dos consumidores

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Autor Campos, Ana Carolina;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1389858976557889;
Orientador Matos, Celso Augusto de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0706941781603769;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Os efeitos da forma dos alimentos e da sua origem de produção na intenção de compra dos consumidores;
Resumo Esta pesquisa faz parte de um esforço global para aumentar a aceitação de alimentos imperfeitos. Visto que produtos deformados, ou seja, alimentos de forma imperfeita mas aptos para o consumo, são frequentemente rejeitados pelos consumidores. Esta pesquisa empírica abrangeu dois experimentos. O Experimento 1 foi conduzido com o objetivo de testar o efeito direto da forma (normal vs. anormal) do alimento na intenção de compra dos consumidores. Adicionalmente, o experimento 1 investigou os efeitos moderadores das variáveis predominância de alimentos orgânicos na cesta de compras, conhecimento subjetivo, influência social e sensibilidade a preço na relação entre a forma do alimento e a intenção de compra dos consumidores. O Experimento 2 foi conduzido com o objetivo de investigar se as informações as quais os consumidores têm acesso ao realizar uma compra, podem influenciar sua tomada de decisão em relação aos alimentos de forma anormal. Neste caso específico, o estudo 2 selecionou o atributo de credibilidade denominado “origem de produção” para testar se o mesmo influencia na decisão de compra dos consumidores. Além disso, o experimento 2 também testou o efeito moderador da variável sensibilidade a preço na relação entre Locavorismo (comida local) e intenção de compra. Os resultados do estudo 1 suportam a proposição principal deste, de que a forma do alimento (normal/anormal) exerce efeito na intenção de compra de alimentos (vegetais). Ou seja, os consumidores estão menos dispostos a comprar alimentos de forma anormal. Os resultados do estudo 2 revelam que o locavorismo afeta a intenção de compras dos consumidores; e mais, a forma do alimento e o Locavorismo interagem afetando a intenção de compra dos consumidores. Assim é possível afirmar que, quando o produto de forma anormal é apresentado com a informação de que foi produzido localmente, a intenção de compra é maior em relação a produtos não locais. A contribuição teórica mais evidente desta dissertação refere-se à descoberta de que os consumidores estão mais dispostos a consumir alimentos imperfeitos se estes forem de origem local.;
Abstract This article investigates the direct effects of food (normal / abnormal) form and Locavorism, meaning origin of production (local / nonlocal) on consumer purchase intent. This empirical research covered two experiments. Experiment 1 was conducted with the objective of testing the direct effect of food shape (normal vs. abnormal) on consumers' purchase intention. Additionally, study 1 investigated the moderating effects of the variables “predominance of organic food in the shopping basket”, “subjective knowledge”, “social influence” and “price sensitivity” in the relationship between the form of the food and the purchase intention of consumers. Experiment 2 was conducted to investigate whether the information consumers have access to when making a purchase may influence their decision making regarding food in an abnormal way. In this specific case, study 2 tested the direct effect of Locavorism (local / nonlocal) on consumer purchase intent, the effect of interaction between (normal / abnormal) food form and Locavorism (local / nonlocal) on consumer intent, consumer purchase and the moderating effect of the price sensitivity variable on the relationship between Locavorism (local food) and purchase intent. The results of study 1 support its main hypothesis that the form of food (normal / abnormal) has an effect on the intention to buy (vegetable) food. That is, consumers are less willing to buy food in an abnormal way. The results of study 2 reveal that Locavorism (local / nonlocal) affects consumers' purchase intent; What is more, the form of food (normal / abnormal) and Locavorism (local / nonlocal) interact affecting consumers' buying intent. These results demonstrate that when the product is abnormally presented with the information that it was produced locally, the buying intention is higher compared to non-local products. The most obvious contribution of this research relates to the finding that consumers are more willing to consume imperfect foods if they are of local origin.;
Palavras-chave Desperdício de alimentos; Intenção de compra; Alimentos imperfeitos; Locavorismo; Produção local; Food waste; Purchase intent; Imperfect foods; Locavorism; Local production;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-04-23;
Agência de fomento FAPERGS - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9085;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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