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Os impactos do desenvolvimento tecnológico nos empregos formais e seus efeitos sobre a qualificação do trabalhador

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Autor Fabris, Alberto Angelo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1087299346268250;
Orientador Gaiger, Luiz Inácio Germany;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7899986884362210;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Os impactos do desenvolvimento tecnológico nos empregos formais e seus efeitos sobre a qualificação do trabalhador;
Resumo Este estudo diz respeito à relação entre o desenvolvimento tecnológico (lato sensu) e os empregos. A pergunta que se buscou responder foi como ocorrem as mudanças nos empregos, decorrentes dos avanços tecnológicos, e quais foram os reflexos para a escolarização e qualificação dos trabalhadores. Este conhecimento possui sua relevância ligada ao fato de que qualquer proposta que busque a melhoria da situação do desemprego do país, passa pelo conhecimento de como se operam as mudanças decorrentes dos avanços técnicos dispersos na sociedade. Seu objetivo foi investigar o contexto do desenvolvimento da tecnologia e dos empregos, avaliando volume de postos de trabalho, requisitos de qualificação ou formação escolar, bem como questões correlatas, tendo como foco principal o município de Cascavel, no Estado do Paraná. Para isso, encontra-se dividido em quatro etapas. A primeira etapa consistiu em levantamento e organização de dados sobre empregos formais no país, obtidos a partir das informações disponíveis na RAIS, juntamente com um recorte menor, apenas com os dados locais, como forma de permitir comparações entre os contextos. As informações levantadas foram a quantidade de empregos formais e a formação escolar dos trabalhadores de cada uma das ocupações oficiais definidas pelo Ministério do Trabalho e que tiveram vínculos registrados entre 2003 e 2016. A segunda etapa consistiu na definição e aplicação de uma estratégia de escolha entre as ocupações existentes, de forma a compor um conjunto menor para a pesquisa de campo. Na definição da estratégia de escolha foi estabelecida uma heurística que permitisse selecionar aquelas com maior probabilidade de nelas estarem ocorrendo efeitos do fenômeno pesquisado. Ou seja, escolher ocupações com maior probabilidade de estarem ocorrendo mudanças decorrentes do fenômeno do desenvolvimento da tecnologia. A terceira etapa consistiu na seleção e entrevista de pessoas ligadas direta ou indiretamente a cada uma das ocupações selecionadas. Entre os entrevistados estão representantes de empresas empregadoras, trabalhadores, sindicatos de categoria, órgãos de assistência técnica ou formação de mão de obra e, por fim, empresas produtoras ou revendedoras de tecnologias aplicáveis aos ramos de atividade nos quais as ocupações estão inseridas. As entrevistas foram feitas em Cascavel no primeiro semestre de 2019. Na última etapa, os dados primários foram organizados de forma a permitir uma análise conjunta com os resultados observados nos dados secundários nacionais e locais. Em geral, os resultados demonstraram que parte dos setores apresentou considerável aumento de produção nos últimos anos, sem que isso se refletisse em aumento de empregos. A maioria dos entrevistados reportou que um dos aspectos mais marcantes no período foi o aumento da tecnologia, em situações em que parte das ocupações teve redução de atividades, as quais foram substituídas ou melhoradas com o uso de máquinas mais modernas. Em geral, existem também percepções ligadas a questões econômicas, como concorrência, crise no setor, lucratividade cada vez mais ligada ao aumento de escala, entre outras situações. Observou-se, ainda, um aumento da escolarização média dos trabalhadores e maior exigência por qualificação dos trabalhadores. A estabilidade ou a redução de postos de trabalho de algumas ocupações, em certa medida, confirma o que é discutido na literatura sobre temas como globalização, produção flexível, qualificação do trabalhador, entre outros assuntos correlacionados à geração de empregos no país. ;
Abstract Cette étude concerne la relation entre le développement technologique (lato sensu) et les emplois. La question que l’on s’est posée était de savoir comment se produisent les changements dans les emplois, qui découlent des avancées technologiques, et quels ont été les effets pour la qualification des travailleurs. Cette connaissance a sa pertinence liée au fait que toute proposition visant à améliorer la situation du chômage dans le pays, passe par la connaissance de la façon dont les changements découlant des avancées techniques dispersées dans la société se réalisent. Son objectif était d’étudier le contexte du développement de la technologie et des emplois, en évaluant le volume des emplois, les exigences en matière de qualification ou de formation scolaire, ainsi que les questions connexes, en se concentrant principalement sur la municipalité de Cascavel, dans l’État de Paraná. Pour cela, il est divisé en quatre étapes. La première étape a consisté à collecter et à organiser des données sur les emplois formels dans le pays, obtenues à partir des informations disponibles dans la RAIS, avec une coupure mineure, uniquement avec les données locales, afin de permettre des comparaisons entre les contextes. Les informations ont porté sur le nombre d’emplois formels et la formation scolaire des travailleurs de chacune des professions officielles définies par le ministère du Travail et qui ont eu des liens enregistrés entre 2003 et 2016. La deuxième étape a consisté dans la définition et la mise en œuvre d’une stratégie de choix entre les métiers existants, afin de composer un plus petit ensemble pour la recherche sur le endroit. Dans la définition de la stratégie de choix a été établie une heuristique qui a permis de sélectionner celles qui sont les plus susceptibles d’y avoir des effets du phénomène recherché. C’est-à-dire choisir des métiers plus susceptibles de se produire des changements découlant du phénomène du développement de la technologie. La troisième étape consistait dans la sélection et l’entretien des personnes liées directement ou indirectement à chacune des professions choisies. Parmi les personnes interrogées figurent des représentants d’entreprises, de travailleurs, de syndicats, d’organismes d’assistance technique ou de formation de la main-d’œuvre, et enfin, des entreprises productrices ou revendeuses de technologies applicables aux branches d’activité dans lesquelles les métiers sont insérés. Les entretiens ont eu lieu à Cascavel au premier semestre 2019. Au cours de la dernière étape, les données primaires ont été organisées de manière à permettre une analyse conjointe avec les résultats observés dans les données secondaires nationales et locales. Dans l’ensemble, les résultats ont montré qu’une partie des secteurs a enregistré une augmentation considérable de la production au cours des dernières années, sans que cela se traduise par une augmentation de l’emploi. La plupart des personnes interrogées ont indiqué que l’un des aspects les plus marquants de la période était l’augmentation de la technologie, dans des situations où une partie des activités a été réduite, celles qui ont été remplacées ou améliorées par l’utilisation de machines plus modernes. En général, il y a aussi des perceptions liées à des questions économiques comme la concurrence, la crise du secteur, la rentabilité de plus en plus liée à l’augmentation de l’échelle, entre autres choses. Il y avait aussi une augmentation de la scolarisation moyenne des travailleurs et une demande accrue de qualifications de travailleurs.La stabilité ou la réduction des emplois de certaines professions, dans une certaine mesure, confirme ce qui est discuté dans la littérature sur des thèmes tels que la mondialisation, la production flexible, la qualification du travailleur, entre autres questions liées à la création d’emplois dans le pays.;
Palavras-chave Desenvolvimento tecnológico; Avanços tecnológicos; Formação escolar dos trabalhadores; Aumento da tecnologia; Développement technologique; Avancées technologiques; Éducation scolaire des travailleurs; Technologie accrue;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
Tipo Tese;
Data de defesa 2019-08-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9090;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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