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“DUAS NOTAS CHEGAM PARA MIM. DOIS ACORDES REPETIDOS SEM FIM”: A constituição musical, midiática e identitária do rock gaúcho na década de 1980

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Autor Nunes, Caroline Govari;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3071408344456870;
Orientador Amaral, Adriana da Rosa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8210260553342144;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título “DUAS NOTAS CHEGAM PARA MIM. DOIS ACORDES REPETIDOS SEM FIM”: A constituição musical, midiática e identitária do rock gaúcho na década de 1980;
Resumo Esta tese busca discutir a constituição musical, midiática e identitária do rock gaúcho produzido em Porto Alegre na década de 1980, pensando suas configurações enquanto cena e gênero musical. Primeiramente, em caráter expositivo, faço a contextualização da década, abordando principalmente questões de indústria fonográfica e sistema midiático. Nessa etapa, traço uma linha do tempo onde enfatizo alguns acontecimentos como, por exemplo, o surgimento do BRock, a efervescência cultural do bairro Bom Fim, em Porto Alegre, festivais, emissoras de rádio, coletâneas e gravadoras locais. Em seguida, apresento a fundamentação teórica que oferece sustento à minha tese. Meu argumento é de que gênero musical (BORN, 2016; LENA, 2012; BRACKETT, 2003; FRITH, 1996) não diz respeito somente a aspectos sonoros – mas também sociais, econômicos, afetivos etc –, e pode ser baseado em uma cena musical (STRAW, 2017; JANOTTI JR & PEREIRA DE SÁ, 2013; AMARAL et al, 2017), ou seja, levo também em consideração a importância da cidade neste contexto. Para resolver o problema de pesquisa, recorro a procedimentos metodológicos como método biográfico (ROSENTHAL, 2017), história oral (ROSA, 2007; PORTELLI, 1997) e pesquisa documental (GIL, 2008). O conceito de memória (NORA, 1993, POLLAK, 1992), nesta fase, também atua como ângulo teórico-metodológico. Na sequência, exponho a seleção de entrevistados, com uma pequena biografia, apresentando quais foram os movimentos tomados a partir da compreensão dos procedimentos metodológicos. Por fim, busco apresentar minha proposta de gênero baseado em cena, discorrendo sobre os pontos essenciais para categorizar o rock gaúcho: 1) questões temporais e espaciais, 2) estética, atitude e sonoridades e 3) aspectos midiáticos. Neste momento, além da categorização musical do rock gaúcho, sugiro uma diferenciação entre rock gaúcho, BRock e rock feito no Rio Grande do Sul. A categorização proposta é relacionada a um momento específico, de uma geração de bandas que surgiu em determinado período e que apresenta certas particularidades. Trato, portanto, de identificações musicais não ligadas somente a sonoridades, mas também a normas operadas em uma cena musical, justamente para tentar apreender como comunidades podem criar gêneros na música popular.;
Abstract This thesis aims to discuss the musical, media, and identity formation of “rock gaúcho” made in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, in the 1980s, considering its configurations as a scene and musical genre. First, I contextualize the 1980s, discussing mainly the phonographic industry and the media system. I draw a timeline in which I present some specifics events, such as the emergence of BRock (brazilian rock), the cultural effervescence of the Bom Fim neighborhood, festivals, radio stations, collection albums and local record companies in Porto Alegre. Then, I introduce the theories that support my thesis. My argument is that musical genre (BORN, 2016; LENA, 2012; BRACKETT, 2003; FRITH, 1996) is not only about sonorities aspects – but also social, economic, affective, etc. – and can be based on a music scene as well (STRAW, 2017; JANOTTI JR & PEREIRA DE SÁ, 2013; AMARAL et al, 2017). In other words, I also take into consideration the importance of the city in this context. To this end, I use some methodological approaches such as biographical research (ROSENTHAL, 2017), oral history (ROSA, 2007; PORTELLI, 1997) and documentary research (GIL, 2008). The memory theory (NORA, 1993, POLLAK, 1992) also works as a theoretical-methodological background. After this, I present the interviewees, with a short biography of each one of them, explaining the movements taken from the understanding of the methodological approach. Finally, I present my proposal of scene-based genre, discussing three important pillars to categorize “rock gaúcho”: 1) temporal and spatial issues, 2) aesthetics, attitude and sonorities and 3) media aspects. In addition to the categorization of “rock gaúcho”, I try to differentiate “rock gaúcho”, “BRock” (brazilian rock) and “rock made in Rio Grande do Sul”. The categorization proposed is related to a specific moment, of a generation of bands that appeared in a certain time and presents some peculiarities. Therefore, I discuss the musical identifications not only linked to sonorities, but also to the norms operated in a music scene, precisely in order to understand how communities can create genres in popular music.;
Palavras-chave Cenas Musicais; Formações Identitárias; Gêneros Musicais; Mídia; Rock Gaúcho; Music scenes; Identity formations; Music genres; Media; Gaucho rock;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-03-25;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9119;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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