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A intertextualidade e sua relação com a midiatização da ciência na Revista Galileu

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Autor Barros, Melquíades Paceli Sandes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8818109025434825;
Orientador Giering, Maria Eduarda;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9369529788005920;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A intertextualidade e sua relação com a midiatização da ciência na Revista Galileu;
Resumo Esta tese tem como objetivo apresentar os resultados da investigação sobre o fenômeno da intertextualidade e sua relação com duas finalidades (informar e cativar) próprias do domínio midiático. O estudo foca a midiatização da ciência, que se encontra na intersecção dos domínios científico, didático e midiático. A pesquisa analisa a intertextualidade explícita no corpus examinado, uma coleção de vinte notícias de divulgação científica publicadas na Revista Galileu online, levando em conta as finalidades de informação e captação, bem como a identidade dos atores mencionados, a fim de identificar o valor que o leitor pode atribuir à informação veiculada. Para isso, emprega uma metodologia de caráter quantitativo e qualitativo, que inclui descrição, análise e interpretação de um corpus composto por quatro amostras selecionadas do corpus geral. O referencial teórico abrange a noção de intertextualidade em Barthes (2012), Beaugrande e Dressler (2016); contudo, enfocamos o conceito de intertextualidade que provém de Koch (2009, 2016); Koch e Elias (2014, 2016); Koch, Bentes e Cavalcante (2012); outros conceitos, como (a) contrato de comunicação; (b) discurso de midiatização da ciência; (c) restrições discursivas, especialmente seriedade e emocionalidade; e (d) estratégias de credibilidade, legitimação e captação estão fundamentados em Charaudeau (2008, 2010, 2013, 2016), bem como em Charaudeau e Maingueneau (2012). O conceito de discurso relatado é emprestado de Maingueneau (2011), com as noções de (a) discurso direto e indireto; (b) modalização do discurso segundo; (c) ilha textual. O estudo revela que a intertextualidade, em notícias de divulgação científica midiática, constitui estratégia de (a) legitimidade: o locutor demonstra autoridade; (b) credibilidade: o locutor demonstra capacidade de persuadir; e para (c) captação: o locutor pretende sensibilizar utilizando como estratégia a intertextualidade na forma de citação em títulos, subtítulos e primeiros parágrafos, a fim de captar o interesse pela informação. De acordo com os resultados, é possível afirmar que esta investigação contribui para o conjunto de trabalhos no campo da Linguística Aplicada direcionados à formação de um leitor ciente do poder da linguagem, principalmente em notícias de divulgação científica.;
Abstract This thesis aims to present the results of the investigation on the phenomenon of intertextuality and its relationship with two purposes (inform and captivate), which are specific to the media domain. The study focuses on the mediatization of science, which is at the intersection of the scientific, didactic and media domains. The research analyzes the explicit intertextuality in the examined corpus, a collection of twenty scientific dissemination news published in Revista Galileu online, taking into account the purposes of information and captation, as well as the identity of the actors mentioned, in order to identify the value that the reader can assign to the information conveyed. To that end, a quantitative and qualitative methodology is used, which includes description, analysis and interpretation of a corpus composed of four selected samples from the general corpus. The theoretical frame of reference encompasses the notion of intertextuality in Barthes (2012), Beaugrande and Dressler (2016); however, we focus on the concept of intertextuality that comes from Koch (2009, 2016); Koch and Elias (2014, 2016); Koch, Bentes and Cavalcante (2012); other concepts, such as (a) communication contract; (b) mediatization discourse of science; (c) discursive restrictions, especially seriousness and emotionality; and (d) credibility, legitimation and captation strategies are based on Charaudeau (2008, 2010, 2013, 2016), as well as on Charaudeau and Maingueneau (2012). The concept of reported speech is borrowed from Maingueneau (2011), with the notions of (a) direct and indirect speech; (b) modalization of discourse according to; (c) textual island. The study reveals that intertextuality, in news about scientific media dissemination, constitutes a strategy for (a) legitimacy: the speaker demonstrates authority; (b) credibility: the speaker demonstrates the ability to persuade; and for (c) capturing: the speaker intends to raise awareness using intertextuality as a strategy in the form of citation in titles, subtitles and first paragraphs, in order to capture interest in the information. According to the results, it is possible to affirm that this investigation contributes to the set of works in the field of Applied Linguistics directed to the formation of a reader who is aware of the power of language, mainly in scientific dissemination news.;
Palavras-chave Intertextualidade; Notícia de divulgação científica midiática; Semiolinguística; Revista Galileu online; Intertextuality; News of scientific media dissemination; Semiolinguistics; Revista Galileu online;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-03-23;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9122;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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