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Na trilha do desenvolvimento profissional: percepções de professoras em formação continuada acerca do ensino de oralidade

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Autor Moraes, Laura Remus;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2733475352275072;
Orientador Carnin, Anderson;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3357536032967630;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Na trilha do desenvolvimento profissional: percepções de professoras em formação continuada acerca do ensino de oralidade;
Resumo Com o objetivo de compreendermos as percepções de professores de língua portuguesa sobre o ensino de oralidade, esta pesquisa investiga a produção linguageira de um grupo de professores participantes de um (per)curso de formação continuada. De que modo tais percepções, que emergem da produção linguageira e do conflito de representações, fornecem pistas da tomada de consciência do agir docente e do desenvolvimento profissional é o que nos propomos investigar. Este trabalho vincula-se ao projeto de pesquisa Formação continuada e comunidades de desenvolvimento profissional: aproximações teórico-práticas (CNPq), coordenado pela Prafa. Dra. Ana Maria de Mattos Guimarães e pelo Prof. Dr. Anderson Carnin, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos. A base teórica do trabalho é alicerçada nos fundamentos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006a, 2006b, 2008, 2013) que atribui ao agir e à linguagem papel essencial no desenvolvimento humano. Assumindo a noção de trabalho proposta pelo quadro teórico mencionado, enfocamos a noção de trabalho representado a partir de dados gerados em um contexto de formação continuada, mais especificamente, na oficina dedicada ao trabalho sobre o ensino da oralidade. Para a análise dos dados, utilizamo-nos da arquitetura textual de Bronckart (1999). Outro conceito caro à presente investigação é a noção bakhtiniana/voloshinoviana de gênero de texto (BAKHTIN, 1997; VOLOSHINOV, 2006) e de gêneros orais no ensino (DOLZ, 2010; MARCUSCHI, 2005; SCHNEUWLY, 2004). Os resultados obtidos evidenciam o ir e vir das professoras no que tange ao percurso de desenvolvimento profissional acerca do trabalho com oralidade e a complexidade de se fazer avançar tanto a formação quanto a pesquisa acerca desse objeto.;
Abstract Aiming to understand the Portuguese language teachers’ perceptions on the teaching of orality, this project proposes to investigate the oral production of a group of teachers that are taking part on a continued formation course. In which way such perceptions, emerged from the oral production and the conflict of representations, give us clues of the teaching’s self-consciousness and professional development is what we bring into the spotlight. This thesis is part of a greater project “Formação continuada e comunidades de desenvolvimento professional: aproximações teórico-práticas” (CNPq), coordinated by Dr. Professor Ana Maria de Mattos Guimarães and by Dr. Professor Anderson Carnin, from the Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). The theorical cornerstone that supports this project is the Socialdiscursive Interactionism (BRONCKART, 1999, 2006a, 2006b, 2008, 2013) which attributes to the acting and to the language an essential part in human development. Taking the idea of work proposed by this theory’s guideline, we focus on the notion of represented work, from the data generated in a continued formation context, more specifically in a workshop dedicated to work and teaching of orality. For the analysis of this data we used the Bronckart’s textual architecture (1999). Others important concepts to this very same thesis are the notion of textual genres according to Bakhtin and Voloshinov BAKHTIN, 1997; VOLOSHINOV, 2006) and oral genres in education. The results achieved show the relevance of the conceptions’ analysis on the teaching of orality in a context of continued formation.;
Palavras-chave Formação continuada; Ensino de língua portuguesa; Oralidade; Gêneros orais; Desenvolvimento profissional; Continuing education; Portuguese language teaching; Orality; Oral genres; Professional development;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-11-21;
Agência de fomento Fundo Pe Theobaldo Frantz;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9125;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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