Autor |
Nunes, Fernando Augusto Corrêa; |
Orientador |
Pereira, Alexandre; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Ponto digital: Projeto de engenharia de valor e transformação digital do processo de registro e controle de jornada dos motoristas em empresa de transporte de passageiros; |
Resumo |
O contexto de inovação e as novas tecnologias tem incentivado a busca pela otimização de processos através da transformação digital. Neste contexto, o Grupo de Transporte de Passageiros, no qual o presente estudo foi desenvolvido, firmou seu planejamento estratégico com o horizonte de 2021. Dentre as iniciativas deste planejamento está a Excelência do Negócio, desenvolvida com o método de Engenharia de Valor e Transformação Digital. O projeto Ponto Digital faz parte da iniciativa, e foi selecionado dentre 311 ideias sugeridas pelos colaboradores durante dois meses de workshop em imersão nas áreas e priorizado em meio a 42 potenciais projetos de digitalização. Empresas que possuem colaboradores dispersos geograficamente, principalmente no setor de transporte rodoviário, enfrentam dificuldades para realizar o correto registro e controle de jornadas de trabalho. O objetivo do projeto é facilitar o registro de jornadas para os 600 motoristas da empresa e resolver de forma definitiva os desperdícios relacionados ao processo manual de ponto físico. Os resultados também demonstram que o produto entregue traz maior transparências para o processo, permite que o motorista consulte as próximas viagens escaladas e as jornadas em tempo real.; |
Abstract |
The context of innovation and new technologies has encouraged the search for processes optimization through digital transformation. In this context, the Passenger Transport Group, in which this study was developed, established a Strategic 3-Year Planning Horizon (2021). Among the initiatives of this planning is the Business Excellence, developed with Value Engineering and Digital Transformation method. The Ponto Digital project was part of this initiative, and was selected from among 311 ideas suggested by the employees during two months of immersion workshops in the areas and prioritized among 42 digital potentials projects. Companies that have employees geographically dispersed, mainly in the road transport sector, face difficulties to carry out the correct registration and control of workday. The objective of this project is make registration of working hours easier for the 600 drivers of the company and to solve wastes related to the paper-based process. The results also demonstrate that the delivered product also brings greater transparency to the process, allows the driver to consult the next trips and the working hours notes in real time.; |
Palavras-chave |
Lean; Transformação Digital; Projetos Ágeis; Jornadas; Transporte; Lean; Digital Transformation; Agile Projects; Workday; Transport; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2019-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9145; |
Nivel |
MBA; |
Curso |
Gestão de Projetos; |