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Lidar com a frustração na infância: um desafio para o design estratégico

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Autor Stahlhöfer, Natascha;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8408567400032382;
Orientador Scaletsky, Celso Carnos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6525779922201302;
Co-orientador Tonetto, Leandro Miletto;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/6936566634445566;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Lidar com a frustração na infância: um desafio para o design estratégico;
Resumo As emoções possuem um papel importante no desenvolvimento cognitivo e interpessoal dos seres humanos, nos auxiliando a entender e lidar com nossos sentimentos, assim como os das pessoas que nos cercam. No Design, as emoções são utilizadas como um meio de tornar a relação usuário-produto mais do que apenas uma necessidade. Porém são utilizadas em sua maioria apenas emoções positivas, ignorando assim o potencial didático proveniente de experiências negativas, tais como a frustração. Percebeu-se então a oportunidade de trazer os conhecimentos e teorias da área de Design Emocional para dentro do Design Estratégico, criando um conjunto de diretrizes de projeto que trabalhassem as emoções negativas como sendo uma fonte de aprendizado emocional. Estas diretrizes de projeto passaram por um processo de teste e aprimoramento, onde foram utilizadas na criação de protótipos que trabalhavam a frustração de maneira positiva, de modo a validar a teoria de que, se ensinadas desde a infância a encarar seus sentimentos, se torna mais fácil para que as crianças aprendam a lidar com eles durante a vida. Com a criação e validação destas diretrizes de projeto, pretendeu-se mostrar o valor educacional que emoções negativas possuem, ampliando assim as pesquisas na área de Design Estratégico na área de emoções negativas e servindo como suporte para futuras pesquisas na área.;
Abstract Emotions play an important role in the cognitive and interpersonal development of human beings, helping us to understand and deal with our feelings, as well as those from the people around us. In Design, emotions are used as a way of making the user-product relationship more than just a necessity. However mostly positive emotions are used, thus ignoring the didactic potential derived from negative experiences, such as frustration. It was then realized the opportunity to bring the knowledge and theories of the Emotional Design area into Strategic Design, creating a set of project guidelines that work with negative emotions as a source of emotional learning. These project guidelines went through a testing and improvement process, where they were used to create prototypes that worked the frustration in a positive way, in order to validate the theory that, if taught from childhood to face their feelings, it becomes more easy for children to learn to deal with them during their lifetime. With the creation and validation of these project guidelines, it was intended to show the educational value that negative emotions have, thus expanding the research in the area of Strategic Design in the area of negative emotions and serving as support for future researches in the area.;
Palavras-chave Diretrizes de projeto; Design Estratégico; Design Emocional; Emoções negativas; Frustração; Project Guidelines; Strategic Design; Emotional Design; Negative emotions; Frustration;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-03-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9175;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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