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O Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e as trajetórias de discentes na formação avançada para educação brasileira

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Autor Milcharek, Juliana;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4123852337126650;
Orientador Corsetti, Berenice;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7405584392319464;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título O Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e as trajetórias de discentes na formação avançada para educação brasileira;
Resumo O Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi instituído em 2004 como uma política pública de inclusão educacional cujo objetivo é ampliar o acesso ao ensino superior, modificando a realidade excludente no ensino superior brasileiro. Com o Prouni, essas condições que antes limitavam o processo democrático de expansão educacional e criavam diversas barreiras para oportunidades de acesso e permanência, iniciou-se um processo democrático conhecido como inclusão, criando condições políticas, econômicas, sociais e culturais para que os sujeitos pobres pudessem ter acesso ao Ensino Superior. O objetivo da pesquisa foi compreender como o Prouni influenciou a trajetória discente na formação avançada na Educação Brasileira. Este estudo caracteriza-se como pesquisa qualitativa de cunho exploratório, realizada por meio de entrevistas abertas com três ex-prounistas, que hoje encontram-se numa situação de mestres e/ou doutores vinculados à educação e à ciência brasileira. A pesquisa se fundamenta na metodologia qualitativa, com o uso de entrevistas e da contribuição de Bourdieu no que tange a ideia de trajetórias sociais, aliada à metodologia histórico-crítica. A análise dessas trajetórias está pautada no referencial de Pierre Bourdieu aliado ao paradigma da Teoria Crítica. Esse aporte permitiu perceber a subjetividade social e individual dos participantes mediante suas histórias de vida conectadas com suas histórias de vida profissional. Foi possível compreender as influências do Programa Universidade para Todos na trajetória de discentes e na formação de mestres e doutores, cuja formação foi possível a partir do Prouni. Os dados foram organizados e analisados na busca de conhecer os entrevistados, seus percursos escolares, condições familiares e escolhas profissionais, levando em consideração a permanência no ensino superior, assim como evidenciar as condições que potencializaram suas trajetórias. Conclui-se que a pesquisa pode evidenciar a importância do Prouni na democratização do acesso à Educação Superior. Por meio das entrevistas e relatos dos sujeitos entrevistados, percebe-se que a formação de nível superior foi uma oportunidade de ampliar novos conhecimentos, receber qualificação e, em consequência, vislumbrar a ascensão social.;
Abstract The University for All Program (Prouni) was instituted in 2004 as a public policy of educational inclusion whose objective is to expand access to higher education by modifying the exclusionary reality in Brazilian higher education. With PROUNI, these conditions that previously limited the democratic process of educational expansion and created several barriers to opportunities for access and permanence, began a democratic process known as inclusion, creating political, economic, social and cultural conditions so that poor subjects could have access to Higher Education. The objective of the research sought to understand how Prouni influenced the student trajectory in advanced education in Brazilian Education. This study is characterized as Qualitative Research of an exploratory nature, carried out through open interviews with three former prounistas who today are in a situation of masters and / or doctors linked to Brazilian education and science. The research is based on qualitative methodology, using interviews and Bourdieu's contribution regarding the idea of social trajectories combined with historical-critical methodology. The analysis of these trajectories is based on Pierre Bourdieu's referential combined with the Critical Theory paradigm. This contribution made it possible to perceive the social and individual subjectivity of the participants through their life stories connected with their professional life stories. It was possible to understand the influences of the University for All Program in the trajectory of students and in the training of masters and doctors, whose training was possible from Prouni. The data were organized and analyzed to get to know the interviewees, their school backgrounds, family conditions, professional choices, considering their permanence in higher education, as well as highlighting the conditions that enhanced their trajectories. It is concluded that the research can demonstrate the importance of Prouni in the democratization of access to Higher Education. Through the interviews and reports of the interviewed subjects, it is perceived that higher education was an opportunity to expand new knowledge, receive qualification and, consequently, envision social ascension.;
Palavras-chave Educação; Ensino Superior; Trajetórias discentes; Prouni; Bourdieu; Education; Higher Education; Student trajectories; PROUNI; Bourdieu;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-04-30;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9180;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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