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Construção enunciativa: a representação da imagem dos personagens do impeachment em editoriais do jornal O Globo

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Autor Caldas, Júlia Klein;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4717844602385933;
Orientador Giering, Maria Eduarda;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9369529788005920;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Construção enunciativa: a representação da imagem dos personagens do impeachment em editoriais do jornal O Globo;
Resumo O objetivo desta dissertação é identificar estratégias discursivas utilizadas nos editoriais do jornal O Globo para a construção da imagem das principais figuras do impeachment, Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva, Michel Temer e Partido dos Trabalhadores (PT). Destaca-se a relevância histórica da destituição da presidenta democraticamente eleita, Dilma Rousseff e a representação midiática da imagem dos principais envolvidos no processo. A pesquisa baseia-se nos pressupostos teóricos da Teoria Semiolinguística do Discurso, de Patrick Charaudeau (1992, 2005, 2008, 2015). Investiga-se a relação contratual entre os sujeitos de linguagem e o Modo de Organização do Discurso Enunciativo, que indica como os seres de fala agem na encenação do ato de comunicação, assim como o Argumentativo, que trata da argumentação como uma atividade discursiva que objetiva seduzir e persuadir o interlocutor. O corpus deste estudo é composto por quatro editoriais que tratam do impeachment de Dilma Rousseff, veiculados no jornal entre março e setembro de 2016. A metodologia empregada consiste em uma análise qualitativa, que considera as situações de comunicação global e específica em que se inserem os editoriais e identifica categorias linguístico-discursivas relacionadas aos componentes da lógica argumentativa e aos comportamentos enunciativos (Charaudeau, 1992 e 2008). No que diz respeito às marcas argumentativas do discurso, identificou-se, nos editoriais analisados, o engajamento do locutor na defesa de uma tese favorável à destituição da presidenta Dilma e a expressão da opinião, que desqualifica o lulismo e o PT, por meio da modalidade delocutiva. Por fim, observou-se que os editoriais do jornal O Globo atuam como ferramenta social e política para pressionar opositores e manipular a opinião pública.;
Abstract The purpose of this dissertation is to identify discursive strategies used in the editorials of the newspaper O Globo to build the image of the main figures of the impeachment, Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva, Michel Temer and Partido dos Trabalhadores (PT). The historical relevance of the removal of the democratically elected president, Dilma Rousseff and the media representation of the main players image of the main players involved in the process are highlighted. The research is based on the theoretical assumptions of the Semiolinguistic Theory of Discourse, by Patrick Charaudeau (1992, 2005, 2008, 2015). The contractual relationship between language subjects and the Enunciative Discourse Organization Mode is investigated, which indicates how speech beings act in staging the act of communication, and Argumentative, which deals with argumentation as a discursive activity that aims to seduce and persuade the interlocutor. The corpus of this study consists of four editorials dealing with the impeachment of Dilma Rousseff, published in the newspaper between March and September 2016. The methodology used consists of a qualitative analysis, which considers the situations of global and specific communication in which editorials and identifies linguistic-discursive categories related to the components of argumentative logic and enunciative behaviors (Charaudeau, 1992 and 2008). Regard to the argumentative marks of the speech, it was identified, in the editorials analyzed, the engagement of the speaker in the defense of a thesis favorable to the dismissal of President Dilma and the expression of opinion, which disqualifies Lulism and the PT, through the delocative modality. Finally, it was observed that the editorials of the newspaper O Globo act as a social and political tool to pressure opponents and manipulate public opinion.;
Palavras-chave Discurso midiático; Editorial; Representação; Lógica argumentativa; Construção de sentido; Media discourse; Representation; Argumentative logic; Meaning construction;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-03-27;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9190;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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