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Atributos para análise do índice de caminhabilidade na área central de Petrolina-PE

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Autor Pinheiro, Aline Gonçalves;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2462320933312507;
Orientador Silva, André de Souza;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5188382125743201;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Atributos para análise do índice de caminhabilidade na área central de Petrolina-PE;
Resumo As viagens não-motorizadas, sejam a pé ou por meio de bicicleta, interagem muito mais com o espaço urbano, além de representar menor custo para os usuários, para o meio-ambiente e para a sociedade. O surgimento dos princípios do Urbanismo Sustentável valida o conceito de caminhabilidade e o insere nas discussões sobre mobilidade, planejamento e desenho urbano, e foca nas condições do espaço urbano vistos sob a ótica do pedestre. O termo caminhabilidade refere-se à medida em que as características do ambiente urbano favorecem a sua utilização para deslocamentos a pé. As metodologias de avaliação da caminhabilidade, surgem nesse contexto para ajudar em diversas questões transversais a mobilidade urbana, com o propósito de investigar os efeitos da caminhada na prevenção da saúde física e mental, criminalidade, poluição do ar, entre outras questões contemporâneas ligadas a vida urbana. O objetivo desta pesquisa é analisar as condições de caminhabilidade dos espaços para o uso dos pedestres em áreas centrais, a fim de compreender os aspectos físicos e/ou subjetivos que promovem ou inibem a circulação a pé, analisando as características do espaço urbano na área central da cidade de Petrolina, a partir da proposição e aplicação de um método qualitativo de avaliação de caminhabilidade. A fim de testar a aplicação do índice, foi realizado um estudo de caso em uma área central da cidade de Petrolina-PE. Após a aplicação do índice e análise das fichas técnicas, foi possível investigar as condições de conforto, fluidez e segurança dos espaços públicos destinados aos pedestres, suas deficiências e potencialidades, as relações sociais e econômicas na escala da rua e oferecendo à gestão urbana municipal subsídios para a elaboração das diretrizes para projeto de intervenção na área estudada informações que permitam identificar quais ações devem ser implantadas a curto, médio e longo prazo para melhoria desses espaços e seus usos.;
Abstract Non-motorized trips, whether on foot or by bicycle, interact much more with the urban space, in addition to representing a lower cost for users, for the environment and for society. The emergence of the principles of Sustainable Urbanism validates the concept of walkability and inserts it in discussions about mobility, planning and urban design, and focuses on the conditions of urban space seen from the perspective of pedestrians. The term walkability refers to the extent to which the characteristics of the urban environment favor its use for walking. The methodologies for assessing walkability appear in this context to help in several issues transversal to urban mobility, with the purpose of investigating the effects of walking in the prevention of physical and mental health, crime, air pollution, among other contemporary issues related to life urban. The objective of this research is to analyze the walking conditions of spaces for pedestrians to use in central areas of medium-sized cities, in order to understand the physical and / or subjective aspects that promote or inhibit walking, analyzing the characteristics of urban space in the central area of Petrolina city, from the proposition and application of a qualitative method of assessing walkability. In order to test the application of the index, a case study was carried out in a central area of the city of Petrolina-PE. After applying the index and analyzing the technical data sheets, it was possible to investigate the conditions of comfort, fluidity and safety of public spaces for pedestrians, their deficiencies and potential, social and economic relations on the street scale and offering to the municipal urban management subsidies for the elaboration of the guidelines for the intervention project in the studied area information that allows identifying which actions should be implemented in the short, medium and long term to improve these spaces and their uses.;
Palavras-chave Urbanismo; Caminhabilidade; Vegetação urbana; Urbanism; Walkability; Urban vegetation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismo;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-04-04;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9197;
Programa Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo;


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