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Autor Silva, Marcela Rosa da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8625956611662993;
Orientador Leal, Sandra Maria Cezar;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3261740599490553;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Portal educativo: saúde de puérperas e recém-nascidos;
Resumo Conceitua-se puerpério como o período que se inicia logo após o parto e se estende até o retorno do corpo da mulher ao estado pré-gravídico. Mesmo sendo o puerpério um período de riscos, muitas vezes é negligenciado. As atenções voltam-se muito para os cuidados com o bebê, e as modificações que ocorrem nesse período, no corpo e na vida das mulheres ficam desassistidas. O objetivo da pesquisa foi criar e validar um portal educativo direcionado para a saúde das mulheres em puerpério e seus recém-nascidos. Trata-se de um estudo metodológico realizado em três etapas: pesquisa qualitativa do tipo netnográfica; criação; e validação do portal educativo. Na primeira etapa do estudo netnográfico, participaram via questionário online Google Forms, 36 mulheres. A análise desta etapa contou com o apoio do software MaxQda 2018, e gerou três categorias: cuidados e problemas de saúde no puerpério; aprender a viver depois de ser mãe; e cuidados com o recém-nascido. A primeira categoria representa os enfrentamentos que as mulheres experienciam nessa fase da vida os problemas práticos do cotidiano no puerpério. A segunda revela a subjetividade desse período vivido pela mulher, e sua relação com problemas emocionais e psicológicos a terceira categoria apresenta os desafios que as mulheres mães enfrentam ao retornarem para suas casas com um novo membro da família. Os resultados da pesquisa netnográfica subsidiaram a definição dos temas que compõem o portal educativo: amamentação, maternidade real e cuidados com o recém-nascido. Para a elaboração do portal, foram seguidas as etapas: a) análise das necessidades; b) identificação dos usuários; c) organização do conteúdo; d) construção; e) validação; f) manutenção. Sua validação atingiu um percentual de concordância de 100%, índice de validação de conteúdo de 1,0 e avaliação do programa Lighthouse com 66,75 pontos. Assim, os produtos gerados pelo estudo foram a construção do Portal Educativo Mama Materna, acessado pelo domínio http://mamamaterna.com.br, e a criação da marca “MamaMaterna”, que está em processo de registro.;
Abstract Puerperium is defined as the period starting right after childbirth and finishing when the female body returns to a non-pregnancy state. Although puerperium is a risky period, it is often neglected. Attention is drawn to newborn care, and the changes occurring in this period stay unattended. The aim of this research was to design and validate an educative portal directed to the health of women and newborns. This methodological study was carried out in three stages: netnographic qualitative research; design of the educative portal; and validation of the portal. Thirty-six women with different ages and number of pregnancies participated in this netnographic study. Software MaxQda 2018 was used in the analysis of the results, from which three categories emerged: care and health problems in puerperium; learning to live after giving birth; and newborn care. The first category represents the challenges faced by women in this period of their lives and addresses practical daily problems occurring along the puerperium. The second category points out the subjectivity of this period experienced by women, in association with emotional and psychological problems of this phase. The third category involves the challenges that mothers face on returning home with a new family member who totally depends on them to survive. The results of the netnographic research contributed to the definition of the subjects addressed by the educative portal: breastfeeding, real motherhood, and newborn care. The design of the portal comprised the following steps: a) analysis of needs; b) identification of users; c) organization of contents; d) construction; e) validation; f) maintenance. The portal was validated with a 100% agreement percentage, a content validation index of 1.0 and evaluation of the Lighthouse program with 66.75 points. Thus, the products generated by the study were the construction of Mama Materna Educative Portal and the creation of MamaMaterna brand mark, which is in process of registration.;
Palavras-chave Período pós parto; Enfermagem; Tecnologia; Puerperium; Nursing; Technology;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-12-17;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9256;
Programa Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;


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