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Transformando as organizações: olhares de líderes e de profissionais transgêneros, travestis e transexuais sobre a diversidade nos ambientes de trabalho

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Autor Stempkowski, Claudia;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2405100940146488;
Orientador Cabral, Patrícia Martins Fagundes;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7731529054849431;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Transformando as organizações: olhares de líderes e de profissionais transgêneros, travestis e transexuais sobre a diversidade nos ambientes de trabalho;
Resumo O Brasil é o país em que a taxa de assassinatos da população trans é a mais alta do mundo. Entendendo o trabalho como uma das possíveis formas de desmarginalização desta população no país, a presente pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, inserida no paradigma fenomenológico, visa a compreender como profissionais trans e líderes percebem o preparo das organizações e das lideranças para lidar com a presença de trabalhadores trans nas organizações. Para tanto, utilizando como referencial teórico a gestão da diversidade, publicações sobre profissionais trans e trabalho e pressupostos acerca da temática de gênero e de lugar de fala, foram realizadas 15 entrevistas semiestruturadas, sendo nove delas com profissionais trans e seis delas com líderes e profissionais da área de gestão de pessoas. As entrevistas foram analisadas a partir da Análise Crítica de Discurso, usando o modelo tridimensional de Fairclough (2002). Os resultados encontrados apontam que há pouco preparo por parte de líderes e de organizações para lidar com a presença de profissionais trans nas organizações e que aos profissionais trans é atribuído, muitas vezes exclusivamente, o papel de educador de gênero nos contextos organizacionais. Formas de mudar tal realidade passam por propiciar espaços de fala e de escuta para profissionais trans nas organizações e nos times de trabalho, desonerar os profissionais trans da necessidade de cumprirem com exclusividade o papel de educadores de gênero em seus locais de trabalho e legitimar a existência trans na cultura organizacional, através de valores voltados à diversidade, à igualdade e à inclusão.;
Abstract Brazil is ranked first among the world's deadliest countries for trans people. If one is to assume work as one form of demarginalizing trans people in the country, this qualitative, exploratory, phenomenological research takes aim at understanding how trans professionals and leaders perceive the preparedness of organizations and their leadership in dealing with the presence of trans professionals in organizations. For this purpose, having as theoretical background diversity management, publications about trans people in the workplace, gender and standpoint theory, 15 semi structured interviews were conducted, nine of them with trans professionals and six of them with leaders and people management professionals. Interviews were analyzed on the basis of Critical Discourse Analysis, using Fairclough’s (2002) three-dimensional model. Results highlight the lack of preparedness in leaders and organizations when dealing with the presence of trans professionals in organizations and also that trans professionals play the part of the often sole gender educator in organizational contexts. Ways of improving such reality include, but are not restricted to, enabling speaking and listening spaces for employees in organizations and workgroups, easing the burden on trans professionals of being the sole gender educators in their workplaces and legitimizing the trans existence in the organizational culture through diversity, equality and inclusion values.;
Palavras-chave Trans; Diversidade; Líderes; Trabalho; Gestão; Gênero; Diversity; Leaders; Work; Management; Gender;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-04-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9281;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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