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As barreiras para o desenvolvimento das cooperativas de crédito no Brasil: uma perspectiva a partir da percepção de valor dos usuários de serviços financeiros

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Autor Vilanova, Fabiano Caldeira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2569084534045296;
Orientador Trez, Guilherme;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1546118902885558;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título As barreiras para o desenvolvimento das cooperativas de crédito no Brasil: uma perspectiva a partir da percepção de valor dos usuários de serviços financeiros;
Resumo Embora a primeira cooperativa de crédito tenha sido fundada no Brasil há mais de 118 anos, ainda hoje a participação destas instituições no mercado financeiro é pouco expressiva. Entender quais são as barreiras que impedem o maior desenvolvimento das cooperativas de crédito no Brasil e se a proposta de valor destas instituições é percebida pelos usuários de serviços financeiros foram os objetivos que esta pesquisa se propôs a atingir. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com nove executivos de expressão no segmento através da aplicação de uma entrevista com roteiro semiestruturado em profundidade, uma desk research através de consulta aos websites de alguns dos principais bancos e principais cooperativas de crédito do Brasil para compreender a proposta de valor dessas instituições, e uma pesquisa quantitativa descritiva através de levantamento de dados, com a utilização de uma survey com 1.015 respondentes de todas as regiões do país, classificados em sócios e não-sócios de cooperativas de crédito e residentes em municípios com população inferior e superior a 100 mil habitantes. Os resultados obtidos apontam que os usuários consideram mais importantes os atributos de valor Funcional para a escolha da instituição financeira, atributos esses com característica utilitarista. Contudo, para o grupo de sócios de cooperativas de crédito, especialmente os residentes em municípios de menor porte, observou-se também a importância de valor Emocional e Condicional, que estão relacionados a proposta de valor das instituições financeiras cooperativas, como o relacionamento e o desenvolvimento da sociedade. Problemas de comunicação e marketing, somados a concentração bancária no país, foram identificados pela pesquisa como as principais barreiras para o desenvolvimento do cooperativismo de crédito. A pesquisa conclui que as instituições financeiras cooperativas apresentam uma proposta de valor diferenciada e que essa proposta é percebida pelos seus sócios, especialmente por aqueles que residem em municípios de menor porte. No entanto, há barreiras para o desenvolvimento das cooperativas dentre outros públicos que não percebem a mesma entrega de valor.;
Abstract Although the first credit union was founded in Brazil more than 118 years ago, the market share of these institutions in the financial market remains low. Understanding the barriers which prevent further development of credit unions in Brazil and whether the value proposition of these institutions is perceived by users of financial services were the objectives this research set out to achieve. In order to accomplish that, qualitative research was carried out with nine leading executives in the segment through in-depth semi-structured interviews; desk research gathered information from websites of some of the main banks and main credit unions in Brazil to understand the value proposition of these institutions, and quantitative descriptive research collected data using a survey with 1,015 respondents from all regions of the country, who were classified as members and non-members of credit unions and as residents in cities with more than 100 thousand inhabitants and cities with fewer than 100 thousand inhabitants. The results obtained suggest that users consider Functional value attributes more important when choosing a financial institution, i.e., attributes with utilitarian characteristics. However, for credit union members, mainly residents of smaller cities, the importance of Emotional and Conditional value was also observed, which is related to the value proposition of credit unions, such as relationship and the development of society. Communication and marketing problems in addition to banking concentration in the country were identified by the research as the main barriers to credit union development. The research concludes that cooperative financial institutions present a differentiated value proposition and that this proposition is perceived by its members, especially by those who reside in smaller cities. However, there are barriers to the development of cooperatives among other audiences who do not perceive the same value delivery.;
Palavras-chave Percepção de valor; Proposição de valor; Cooperativas de crédito; Cooperativas; Cooperativas financeiras; Desenvolvimento de cooperativas de crédito; Perception of value; Value proposition; Credit unions; Cooperatives; Financial cooperatives; Credit union development;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-04-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9284;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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